Solange contou em uma entrevista ao Portal Uol que seu neto chegou a ser internado diversas vezes por ter aspirado o vômito.
A doença poderia ser corrigida com uma cirurgia, porém Matheus estava muito magro e fraco para que o procedimento pudesse ser realizado:
"Cheguei a chorar para a doutora e dizia que ia perder o menino" , conta a avó.
O Padre Marcelo Tenório, da Paróquia de São Sebastião em Campo Grande, revela que todos os anos celebra uma missa com a relíquia de Carlo Acutis no dia 12 de outubro:
"Todo dia 12 de outubro, durante a festa de Nossa Senhora Aparecida e no aniversário da morte de Carlo, oferecemos a bênção com sua relíquia em uma missa solene."
Em 2013, Matheus tocou na relíquia e pediu para parar de vomitar. Desde então, o garoto nunca mais vomitou por conta de sua condição.
No ano seguinte,a família fez novos exames e descobriu que a criança estava totalmente curada de sua doença.
O Vaticano estabeleceu um Tribunal Eclesiástico para coletar evidências e testemunhos do milagre.
Os documentos foram enviados a Roma, onde passaram pela análise minuciosa de uma equipe de peritos do Vaticano.
A médica Selma Guimarães, que chegou a prestar depoimento para a comissão do Vaticano, afirmou que "não há como questionar" a anomalia do caso.
A médica ressalta que a investigação realizada pela Igreja levou em conta critérios científicos e técnicos:
"Não tem avaliação pessoal, tem avaliação técnica do que é a doença, seu desenvolvimento, tratamento e cura. É um processo bastante moroso e sério."
Após sete anos de investigações, a equipe responsável pelo caso chegou à conclusão de que se tratava de uma ação sobrenatural.
Apenas em 14 de novembro de 2019, o Papa Francisco reconheceu oficialmente o milagre. No dia 10 de outubro de 2020, Acutis foi beatificado.
Em maio deste ano, mais um milagre realizado por intercessão de Carlo Acutis foi reconhecido pelo Pontífice, abrindo caminho para o processo de canonização do beato.
- Uma vez que o processo for concluído, Acutis será o mais novo santo da Igreja Católica.
O padre Marcelo Tenório ressaltou a proximidade do santo com o Brasil:
"Carlo Acutis tem um carinho especial pelo Brasil. Sua mãe, Dona Antônia Acutis, não consegue explicar isso.Embora Carlo nunca tenha estado no Brasil, 90% dos milagres atribuídos a ele ocorreram aqui."