As icônicas listras da marca Adidas e a logomarca da Nike têm sido usadas por criminosos como símbolos entre as facções de Salvador, capital da Bahia.
Na Pituba, sobretudo na Rua Pará, as três listras da adidas vêm sendo interpretadas como referência ao Bonde do Maluco (BDM).
Um dos símbolos da facção é a expressão “Tudo 3”, em referência às três letras que compõem a sigla. Um gesto comum do grupo é levantar três dedos da mão.
Em contraposição, o Comando Vermelho (CV), facção que disputa com o BDM na Bahia, tem como símbolo a expressão “Tudo 2”.
Um comerciante relatou ao jornal Correio que chegou a ser advertido para deixar de usar roupas com o símbolo da marca:
“Ele disse: ‘aí é ‘três’ e aqui nós somos ‘dois’. Cuidado’. Troquei e voltei a trabalhar. Me senti ameaçado”
Já o CV tem sido ligado à marca Nike, que além de ser rival da Adidas tem um símbolo que se assemelha a um “C”, segundo a conta Bahiafeed.
Até o momento, não há casos de ataques contra pessoas que usavam produtos de alguma das marcas, no entanto é comum que as facções punam os moradores por causa de simbologia.
Segundo o jornal Correio, um adolescente foi assassinado na Bahia por utilizar uma camiseta do Mickey Mouse.
O personagem criado por Walt Disney em 1928 está associado à facção A Tropa, também rival do BDM.
Além disso, há registros de pessoas que foram mortas ao postarem fotos com gestos de mãos interpretados como símbolos de facção, mesmo sem saber o significado.
Uma pesquisa do Datafolha aponta que aproximadamente 23 milhões de brasileiros vivem em regiões controladas pelo crime organizado.
As autoridades estimam que ao menos 88 facções existam no país. Conheça a história de algumas das mais poderosas com o especial da Brasil Paralelo, assista completo abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP