This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Programas
3
min de leitura

Como a linguagem neutra impacta nas escolas brasileiras?

Programa da Brasil Paralelo recebe Fábio Gomes e o professor Dennys Xavier para discutir o tema.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
12/4/2023 15:04
Fonte: de autoria própria.

Em abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de seis Ministros para manter o veto à lei estadual de Rondônia que proibia a linguagem neutra nas escolas.

O deputado estadual Eyder Brasil é o autor da lei que proibia esse novo estilo de linguagem em instituições públicas e privadas. A lei de 2021 proibia o uso de vogais, consoantes e símbolos que não identificassem o sexo masculino ou feminino nas palavras.

O Ministro Edson Fachin já havia derrubado a lei em 2021 com a mesma justificativa. Agora, a maioria do Supremo Tribunal Federal decidiu seguir o relator. Segundo Fachin:

“Norma estadual que, a pretexto de proteger os estudantes, proíbe modalidade de uso da língua portuguesa viola a competência legislativa da União.”

A Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República seguiram a mesma posição do Supremo.

Embora a decisão proíba a lei estadual, não estabelece o uso obrigatório da linguagem neutra em escolas brasileiras.

Recentemente, no tradicional colégio da capital paulista Dante Alighieri, um grupo de pais se reuniu e enviou uma carta questionando o uso da linguagem neutra por parte de uma professora em um trabalho escolar.

O evento dividiu opiniões entre pais e alunos acerca de como a escola conduziu o caso.

O que é a linguagem neutra?

A linguagem inclusiva, ou linguagem neutra, é uma tentativa de promover e incentivar alterações no uso da língua portuguesa com a justificativa de que “expressões neutras” podem fazer pessoas que não se identificam com o gênero masculino ou feminino se sentirem mais representadas. 

Ativistas da ideia defendem que as palavras masculinas e femininas refletem um mundo binário no qual existem apenas dois sexos.

O tema tem sido motivo de controvérsia nas redes sociais e entre especialistas no assunto.

Para debater melhor o assunto e compreender o impacto desta linguagem nas escolas, o BPCast de hoje recebe Fábio Gomes, diretor nacional de políticas de alfabetização, e o professor Dennys Xavier, autor best-seller, e Phd em história da Filosofia.

Não perca o programa Linguagem Neutra nas Escolas, às 20 horas, no Youtube da Brasil Paralelo. Toque no link e ative o lembrete.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais