Os chilenos foram às urnas no domingo (16) para escolher quem governará o país pelos próximos quatro anos.
O primeiro turno teve oito candidatos na disputa, os vencedores foram Jeannette Jara (Partido Comunistaso Chile), com 26,9% dos votos, e José Antonio Kast (Partido Republicano), com 23,9%.
Quem é Jeannette Jara? Conheça a candidata comunista do Chile
Jeannette Jara é uma servidora pública de carreira. Nascida em um bairro popular da região metropolitana de Santiago, foi a primeira da família a concluir o ensino superior.
Ela se formou em administração pública e depois direito. Iniciou a militância política aos 14 anos, quando ingressou na Juventude Comunista.
Ao longo da carreira, ocupou cargos nos governos de Michelle Bachelet e Gabriel Boric, sendo ministra do Trabalho até abril deste ano.
Jara ganhou notoriedade por liderar a redução da jornada de trabalho semanal de 45 para 40 horas e articular um dos maiores aumentos do salário mínimo da história recente do país.
Caso seja eleita, ela será a primeira presidente comunista do Chile desde a morte de Salvador Allende durante as movimentações militares que levaram Pinochet ao poder em 1973. Entre suas principais propostas estão:
- Estabelecer um salário mínimo de 750 mil pesos chilenos;
- Criar a Empresa Nacional do Lítio para explorar a principal riqueza mineral do país;
- Estabelecer preço máximo para medicamentos essenciais;
- Construir novas prisões e modernizar as forças policiais;
- Mobilizar as Forças Armadas para proteger as fronteiras;
- Ampliar convênios entre o setor público e privado na saúde.






.jpg)
.jpg)


.jpg)
.jpg)




.jpg)









