Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Eleições 2024
3
min de leitura

Brasil terá 80% das vereadoras de Centro-Direita

Uma delas é a advogada cubana Zoe Martinez (PL), que ocupará uma das cadeiras na Câmara Municipal de São Paulo. O número de prefeitas também tem maioria feminina.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/10/2024 11:49
Reprodução Redes sociais

Ass mulheres de centro-direita dominaram a presença feminina nas eleições municipais de domingo. Das 10.646 eleitas, apenas 20% não pertencem a partidos direita ou de centro. 

Os dados foram divulgados pelo GPS Político. Entre as prefeitas, o número é ainda mais significativo. 

Das 714 eleitas, 606 pertencem a partidos de centro ou de direita, totalizando 84% das novas chefias-executivas dos municípios brasileiros. 

À esquerda, esse número ficou em 111.   

O resultado é favorável para a direita e registra um aumento significativo na participação de mulheres na política nacional. 

Considerando o cenário geral, o Brasil terá 11.363 mulheres cumprindo mandato entre 2025 e 2028. O número é 9% maior do que no último pleito municipal, em 2020. 

De refugiada a vereadora

Uma das novas vereadoras eleitas deixou o regime cubano para buscar a liberdade no Brasil. Zoe Martinez (PL) venceu com 60.272 votos, a 13ª mais bem votada em São Paulo. 

“É muito gratificante. Para dizer a verdade, até mesmo muito admirável e surpreendente”, declarou Zoe Martinez em entrevista ao jornalista Diego Alejandro. 

Zoe tem 25 anos, é apoiadora de Jair Bolsonaro e nasceu em Havana, capital de Cuba, e se declara de direita. 

Chegou ao Brasil no início dos anos 2010, depois que os pais conseguiram fugir do regime de Fidel Castro. 

Direita também cresceu entre os homens 

Não foi só o aumento de prefeitas e vereadoras que chamou a atenção no GPS partidário. O relatório aponta um crescimento da direita e do centro também entre os homens. 

Dos 120 mil eleitos, 36,4% têm posicionamento político contrário à esquerda. 

De acordo com o cientista político Rafael Cortez, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o resultado é um termômetro da força de cada partido pelo país. 

"Em alguma medida, a eleição municipal dá a balança de poder com que os partidos vão jogar quando forem construir os seus palanques e suas estratégias eleitorais na disputa nacional", declarou à BBC News Brasil. 

Estudos revelam que o pleito municipal costuma ser um bom meio de prever o que acontecerá em 2026. Segundo o professor Cláudio Couto, da Fundação Getúlio Vargas, "o eleitor tende a escolher o deputado que tem capacidade de fazer uma campanha mais forte nos municípios. Quem tem prefeito e vereador trabalhando na sua campanha é claro que tem uma vantagem", afirmou Couto à mesma rede de notícias. 

A única exceção nesse caso, seria para presidente. 

“Nesse caso, a dinâmica é completamente outra, não obedece a mesma lógica”, finaliza. 

Cenário de prefeituras

A TV Senado apurou que o PSD foi o partido que conquistou mais prefeituras, com 886 vitórias. O segundo lugar ficou com o MDB, que venceu em 852 cidades. 

Na esquerda, o PT foi o que mais elegeu prefeitos, com 260 cadeiras. 

Os escolhidos tomarão posse no dia 1 de janeiro de 2025 e permanecerão em seus cargos até 31 de dezembro de 2028. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais