This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Bloqueio do X: Ricardo Gomes classifica congelamento dos recursos em contas bancárias como “Excrescência”

O jurista também destacou que bloquear o acesso de milhões de pessoas à rede social fere o princípio constitucional da proporcionalidade.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/9/2024 15:10
Brasil Paralelo

“O Brasil teria que solicitar ao Judiciário americano que citasse Elon Musk”, declarou o advogado Ricardo Santos Gomes. Em entrevista ao programa "Cartas na Mesa", ele explicou que o bilionário deveria ter sido notificado via Carta Rogatória.

“Quando alguém de outro país precisa receber uma intimação, não é enviado um juiz ou um Oficial de Justiça. Em vez disso, a Justiça Brasileira solicita à outra nação que cite seu cidadão.”

Para o jurista, punir milhões de pessoas pela desobediência é desproporcional.

“Proibir 200 milhões de pessoas de falar numa rede social fere o princípio constitucional da proporcionalidade. Qual é a proporcionalidade em proibir a população brasileira de acompanhar e se expressar, em comparação com 10 perfis que talvez devessem ter sido excluídos, mas não foram?”

Bloqueio de contas

Gomes classificou como “uma excrescência” o bloqueio dos recursos financeiros da Starlink, outra empresa de Musk no Brasil. Explicou ainda que o caso seria semelhante ao congelamento das contas da Petrobras por causa de um processo contra o Estado, um dos sócios da empresa.

“Eu fico imaginando o sujeito acostumado a viver numa nação com Estado de Direito, e, de repente, vê isso acontecendo. Será que isso pega bem para o Brasil? Será que o resto do mundo não está olhando?”

Ele também levantou a possibilidade de Musk não ser sócio direto da empresa de tecnologia. Se for o caso, a situação ficaria juridicamente pior.

“É mais provável que a empresa dele tenha ações da X. Ou seja, isso demonstra uma falta de técnica jurídica assustadora, na minha opinião.”

Musk X Moraes

No dia 06 de abril de 2024, Elon Musk respondeu a uma publicação do ministro Alexandre de Moraes no X.  No post em questão, Moraes parabeniza Ricardo Lewandowski por assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O bilionário escreveu:

"Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?", disse Musk.

Esse comentário veio pouco tempo após o jornalista Michael Shellenberger publicar os chamados “Twitter Files Brazil”, no dia 03 de abril de 2024. Desde então, o bilionário americano e o juiz da Suprema Corte brasileira protagonizaram discussões e embates, o que culminou no bloqueio da rede social X no Brasil.

Clique aqui e leia um resumo do que aconteceu.

OAB deveria “sair detrás do toco”

Gomes criticou a conduta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para lidar com o caso. Para ele, os advogados do país devem pressionar a entidade por uma postura mais firme. Caso contrário, sugere que o presidente da OAB seja substituído.

“De acordo com o artigo 44, inciso primeiro, do estatuto da OAB, é responsabilidade da instituição proteger o Estado de Direito e a legalidade. O silêncio sobre este assunto é preocupante.”

Confira abaixo o programa completo:

Durante toda esta semana, o programa "Cartas na Mesa" irá ao ar de segunda a sexta.  A programação especial pode ser conferida a partir das 20h no canal do YouTube da Brasil Paralelo. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais