Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Avião da Força Aérea dos EUA pousa no Brasil sem explicação oficial

Aeronave transportava funcionários e levantou dúvidas sobre objetivos no país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/8/2025 14:03
Torsten Maiwald/JetPix/ND

Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (19). De acordo com a Polícia Federal, a aeronave transportava diplomatas para a capital gaúcha.

O Boeing C-32B, de matrícula 00-9001, decolou às 19h52 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O voo partiu na segunda-feira (18) de uma base aérea em Nova Jersey, nos EUA, com escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), antes de chegar ao Brasil.

O cientista político Adriano Cerqueira avalia que a passagem da aeronave pelo Brasil pode ser interpretada como um gesto diplomático em meio à tensão crescente entre Brasília e Washington. Segundo ele:

“Fica difícil não relacionar esse episódio ao agravamento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, em que o Brasil vem sendo cada vez mais visto como um país hostil aos americanos”.

Segundo Cerqueira, a presença da aeronave seria uma forma de mostrar ao governo brasileiro que os EUA estão atentos ao que acontece no país.

“Acredito que a motivação seja mostrar que estão atentos, que estão na região e mobilizando seus recursos, inclusive humanos, neste momento delicado das relações bilaterais. Eu entenderia como um possível recado nesse sentido.”

O que dizem os responsáveis pelos aeroportos

A Fraport, responsável pelo aeroporto de Porto Alegre, confirmou a passagem da aeronave, mas não informou o motivo da parada.

"Uma aeronave da Força Aérea dos EUA pousou no aeroporto de Porto Alegre às 17h13. O avião veio de Porto Rico. A previsão é que decole às 20h25 com destino a Guarulhos."

Em nota, a GRU Airport disse que a operação ocorreu normalmente em São Paulo, com autorização do Ministério da Defesa.

"A GRU Airport confirma o pouso da aeronave em questão nesta noite, com autorização do Ministério da Defesa. Reforça que a operação ocorreu normalmente, sem intercorrências."

A Anac afirmou não ter registro desse voo em seus sistemas, explicando que os dados podem ter sido enviados diretamente ao Comando da Aeronáutica. A Força Aérea Brasileira ainda não se manifestou.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O avião

O C-32B é um avião militar baseado no modelo comercial Boeing 757-200. Ele costuma ser usado em missões especiais, levando autoridades, diplomatas e equipes de resposta rápida.

Tem espaço para até 45 pessoas, pode voar longas distâncias sem parar, cerca de 10 mil quilômetros, e conta com equipamentos modernos de comunicação e segurança.

O interior é dividido em áreas de comando, reuniões e assentos executivos, além de espaços para tripulação e equipamentos.

Apelidado de Gatekeeper (“Porteiro”), o C-32B já foi usado em operações de grande visibilidade, como durante a explosão no porto de Beirute em 2020 e em eventos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos.

Rota cumprida pela aeronave americana — Foto: Reprodução/Flight Radar.

Com sistemas de comunicação avançados, sensores e capacidade de reabastecimento em voo, o modelo é projetado para garantir autonomia e mobilidade em missões sigilosas em qualquer parte do mundo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais