Um avião da Força Aérea dos Estados Unidos pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (19). De acordo com a Polícia Federal, a aeronave transportava diplomatas para a capital gaúcha.
O Boeing C-32B, de matrícula 00-9001, decolou às 19h52 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
O voo partiu na segunda-feira (18) de uma base aérea em Nova Jersey, nos EUA, com escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), antes de chegar ao Brasil.
O cientista político Adriano Cerqueira avalia que a passagem da aeronave pelo Brasil pode ser interpretada como um gesto diplomático em meio à tensão crescente entre Brasília e Washington. Segundo ele:
“Fica difícil não relacionar esse episódio ao agravamento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, em que o Brasil vem sendo cada vez mais visto como um país hostil aos americanos”.
Segundo Cerqueira, a presença da aeronave seria uma forma de mostrar ao governo brasileiro que os EUA estão atentos ao que acontece no país.
“Acredito que a motivação seja mostrar que estão atentos, que estão na região e mobilizando seus recursos, inclusive humanos, neste momento delicado das relações bilaterais. Eu entenderia como um possível recado nesse sentido.”
O que dizem os responsáveis pelos aeroportos
A Fraport, responsável pelo aeroporto de Porto Alegre, confirmou a passagem da aeronave, mas não informou o motivo da parada.
"Uma aeronave da Força Aérea dos EUA pousou no aeroporto de Porto Alegre às 17h13. O avião veio de Porto Rico. A previsão é que decole às 20h25 com destino a Guarulhos."
Em nota, a GRU Airport disse que a operação ocorreu normalmente em São Paulo, com autorização do Ministério da Defesa.
"A GRU Airport confirma o pouso da aeronave em questão nesta noite, com autorização do Ministério da Defesa. Reforça que a operação ocorreu normalmente, sem intercorrências."
A Anac afirmou não ter registro desse voo em seus sistemas, explicando que os dados podem ter sido enviados diretamente ao Comando da Aeronáutica. A Força Aérea Brasileira ainda não se manifestou.
O C-32B é um avião militar baseado no modelo comercial Boeing 757-200. Ele costuma ser usado em missões especiais, levando autoridades, diplomatas e equipes de resposta rápida.
Tem espaço para até 45 pessoas, pode voar longas distâncias sem parar, cerca de 10 mil quilômetros, e conta com equipamentos modernos de comunicação e segurança.
O interior é dividido em áreas de comando, reuniões e assentos executivos, além de espaços para tripulação e equipamentos.
Apelidado de Gatekeeper (“Porteiro”), o C-32B já foi usado em operações de grande visibilidade, como durante a explosão no porto de Beirute em 2020 e em eventos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos.
Com sistemas de comunicação avançados, sensores e capacidade de reabastecimento em voo, o modelo é projetado para garantir autonomia e mobilidade em missões sigilosas em qualquer parte do mundo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP