A História de Arafat
No dia 24 de agosto de 1929, nasceu Yasser Arafat. Cidadão egípcio, ele recebeu o nome de Mohammed Abdel-Raouf Arafat al-Qudwa. A região vivia uma turbulência política e Arafat, já no início de sua juventude, se envolveu nestes assuntos.
Yasser Arafat se transformou em um militante da causa. Já em 1950, ajudou a fundar o Fatah, uma organização partidária dos interesses da Palestina que utilizava como estratégia principal a luta armada.
O grupo começou a realizar ataques contra alvos israelenses e passou a ter mais notoriedade. Em 1969, Arafat tornou-se líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), um grupo criado para ser a representação oficial dos palestinos no exílio.
A sua liderança instituiu duas formas de ação: luta armada e diplomacia. Em ocasião da morte de Arafat, o jornalista brasileiro William Bonner afirmou que ele dizia andar “com um fuzil em uma mão e um ramo de oliveira na outra”.
Acusações de terrorismo contra Arafat
A década de 1970 foi marcada por ações terroristas ligadas à OLP e grupos associados. A Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), aliada de Arafat, realizou uma série de sequestros de aviões com o objetivo de chamar atenção internacional para a causa palestina e pressionar por concessões políticas.
Um dos casos que mais chamou atenção foi quando quatro aviões foram sequestrados e levados para a Jordânia, no episódio conhecido como Sequestro Dawson’s Field.
Os passageiros foram feitos reféns e utilizados como moeda de troca por prisioneiros palestinos. Arafat negou envolvimento com o caso.
- Outros casos de terroristomo envolvendo Arafat podem ser encontrados no texto completo sobre a vida deste polêmico líder palestino. Clique aqui e leia o texto.
Arafat ganhou o Nobel da Paz
Os Acordos de Oslo foram uma série de negociações de paz entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) assinados em 1993.
Eles representaram a primeira vez que ambas as partes reconheceram mutuamente a legitimidade uma da outra: os palestinos reconheceram o direito de Israel existir e Israel reconheceu a OLP como representante legítima do povo palestino.
Apesar das intenções, os Acordos de Oslo falharam em alcançar uma paz duradoura. Questões críticas, como o retorno dos refugiados palestinos, o status de Jerusalém e a libertação de prisioneiros, não foram resolvidas.
Esse tema é mais profundamente investigado no episódio sobre Yasser Arafat do programa Face Oculta. Nele, questões polêmicas e pouco comentadas sobre o famoso líder palestino são reveladas. Em um episódio divertido e informativo, você aumentará o seu conhecimento sobre a história do Oriente Médio. Clique no link abaixo e aproveite a super oferta da Black Friday Antecipada para liberar seu acesso a todo o conteúdo:
Quero me tornar membro