10 trilhas sonoras famosas do cinema

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
10/6/2022
Compartilhe com amigos

Uma boa trilha sonora consegue tornar a experiência do cinema ainda melhor. A Sétima Arte já contou com grandes canções, músicas de filmes tão boas que, muitas vezes, ficaram mais conhecidas que as próprias películas.

Veja 10 trilhas sonoras do cinema que se eternizaram e tire um tempo para apreciar cada uma delas.

No items found.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

A influência da música no ser humano

A música sempre teve forte influência na cultura e marcou gerações inteiras, inspirando e criando diferentes movimentos culturais. Seu surgimento está vinculado à comunicação, à dança e aos rituais.

No desenvolvimento da história da humanidade a música cumpriu papéis sociais. Algumas percepções não necessitam de estudo aprofundado para serem minimamente percebidas.

Por exemplo, algumas músicas despertam sentimento de tristeza e outras de alegria. Algumas ainda podem dar ritmo ao furor de um exército ou ao êxtase de um ritual. Ela desperta sentimentos.

Por despertar sensações, emoções e impressões, o cinema utiliza de trilhas sonoras para tornar a experiência mais imersiva.

O diretor pode utilizar deste recurso para despertar sentimentos e impressões que ele deseja na audiência.

Pela capacidade de promover sensações, sentimentos, pela qualidade sonora ou por estarem perfeitamente encaixadas na obra, diversas músicas de filme se destacaram. As 10 que serão apresentadas neste artigo são:

  1. A Whole New World;
  2. Can You Feel the Love Tonight;
  3. I Will Always Love You;
  4. Eye of the Tiger;
  5. Time;
  6. Trilha sonora de Lawrence da Arábia;
  7. Trilha sonora de A Rede Social;
  8. Falling Slowly;
  9. Trilha sonora de Andrei Rublev.

A Whole New World, tema do filme Aladdin

A Whole New World é a canção clássica do filme Aladdin, de 1992. Composta por Alan Menken e escrita por Tim Rice.

A versão original é cantada por Brad Kane e Lea Salonga no filme. Eles cantaram a música dos seus personagens no Oscar de 1993, onde ganharam o Oscar de Melhor Canção Original.

  • Escute agora a música desse filme:

Can You Feel the Love Tonight, tema do filme Rei Leão

mufasa-sarabi
Sarabi e Mufasa, do filme Rei Leão.

Uma música eternizada do grande cantor Elton John. A música Can You Feel the Love Tonight, tornou a cena do romance de Mufasa e Sarabi ainda mais apaixonante. A composição é de Sir Elton John, com letras de Tim Rice.

Chegou à 4ª posição na Billboard Hot nos Estados Unidos e foi premiada com os prêmios mais reconhecidos: Oscar, Grammy e Globo de Ouro.

  • Escute agora a música desse filme:

I Will Always Love You, tema de O Guarda-costas

Eternizada com o vocal de Whitney Houston, I Will Always Love You é uma canção escrita por Dolly Parton, em 1972. Em 1992, a canção foi regravada por Whitney Houston para o filme O Guarda-costas, no qual a cantora é também atriz ao lado de Kevin Costner.

A versão de Houston foi um enorme sucesso em todo o mundo, aparecendo na posição 68 lista da Billboard de “As Melhores Músicas de Todos os Tempos”, foi eleita também a canção feminina mais bem sucedida da história.

  • Escute agora a música desse filme:

Eye of the Tiger, tema de Rocky III

Quando se pensa em Silvester Stallone interpretando Rocky Balboa, logo tem-se em mente a famosa música Eye of the Tiger.

A música do filme foi composta pela banda Survivor, em 1982. Foi um dos maiores hits da banda até hoje, ficando no top 100 das melhores músicas pela VH1.

  • Escute agora a música desse filme:

Time, tema de A Origem

A Origem é um filme de Christopher Nolan que contou com a participação do compositor Hans Zimmer para a confecção da trilha sonora. Foi a terceira vez que trabalharam juntos. A música Time foi a mais marcante do filme e contou com a participação da guitarra de Johnny Marr, antigo guitarrista da banda The Smiths.

  • Escute agora a música desse filme:

Trilha sonora de Lawrence da Arábia

lawrence-da-arábia
Peter O`Toole como Lawrence.

O filme Lawrence da Arábia é um clássico, embalado por cenas de ação e aventura. A experiência do filme torna-se ainda melhor com a genialidade do compositor Maurice Jarre. A trilha sonora é tão épica quanto o filme, rendendo-lhe o Oscar de melhor música e melhor trilha sonora original.

  • Escute agora a música desse filme:

Trilha sonora de A Rede Social

a-rede-social
Cena do filme A Rede Social.

A Rede Social ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 2011. Ela foi composta por Trent Reznor - vocalista do Nine Inch Nails - e Atticus Ross.

  • Escute agora a música desse filme:

Falling Slowly

once-apenas-uma-vez
Glen Hansard e Marketa Irglova na capa do filme Once.

O Oscar de melhor canção original de 2008 foi para Falling slowly, do filme Once. O prêmio foi entregue aos compositores Glen Hansard e Marketa Irglova. A dupla é também protagonista da produção independente, que já havia sido premiada no Festival de Sundance, em 2007.

  • Escute agora a música desse filme:

Trilha sonora de Andrei Rublev

andrei-rublev
Cena do filme Andrei Rublev.

A trilha sonora do filme Andrei Rublev foi composta por Vyacheslav Ovchinnikov. O compositor soube expressar a dimensão artística da película também na música. As músicas do filme retratam fielmente a vida e as aflições do iconógrafo russo.

  • Escute agora a música desse filme:

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre músicas de filmes?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS