Uma boa trilha sonora consegue tornar a experiência do cinema ainda melhor. A Sétima Arte já contou com grandes canções, músicas de filmes tão boas que, muitas vezes, ficaram mais conhecidas que as próprias películas.
Veja 10 trilhas sonoras do cinema que se eternizaram e tire um tempo para apreciar cada uma delas.
A música sempre teve forte influência na cultura e marcou gerações inteiras, inspirando e criando diferentes movimentos culturais. Seu surgimento está vinculado à comunicação, à dança e aos rituais.
No desenvolvimento da história da humanidade a música cumpriu papéis sociais. Algumas percepções não necessitam de estudo aprofundado para serem minimamente percebidas.
Por exemplo, algumas músicas despertam sentimento de tristeza e outras de alegria. Algumas ainda podem dar ritmo ao furor de um exército ou ao êxtase de um ritual. Ela desperta sentimentos.
Por despertar sensações, emoções e impressões, o cinema utiliza de trilhas sonoras para tornar a experiência mais imersiva.
O diretor pode utilizar deste recurso para despertar sentimentos e impressões que ele deseja na audiência.
Pela capacidade de promover sensações, sentimentos, pela qualidade sonora ou por estarem perfeitamente encaixadas na obra, diversas músicas de filme se destacaram. As 10 que serão apresentadas neste artigo são:
A Whole New World é a música do filme Aladdin, de 1992. Composta por Alan Menken e escrita por Tim Rice.
A versão original é cantada por Brad Kane e Lea Salonga no filme. Eles cantaram a música dos seus personagens no Oscar de 1993, onde ganharam o Oscar de Melhor Canção Original.
Uma música de filme eternizada do grande cantor Elton John. A música Can You Feel the Love Tonight, tornou a cena do romance de Mufasa e Sarabi ainda mais apaixonante. A composição é de Sir Elton John, com letras de Tim Rice.
Chegou à 4ª posição na Billboard Hot nos Estados Unidos e foi premiada com os prêmios mais reconhecidos: Oscar, Grammy e Globo de Ouro.
Eternizada com o vocal de Whitney Houston, I Will Always Love You é uma canção escrita por Dolly Parton, em 1972. Em 1992, a canção foi regravada por Whitney Houston para o filme O Guarda-costas, no qual a cantora é também atriz ao lado de Kevin Costner.
A versão de Houston foi um enorme sucesso em todo o mundo, aparecendo na posição 68 lista da Billboard de “As Melhores Músicas de Todos os Tempos”, foi eleita também a canção feminina mais bem sucedida da história.
Quando se pensa em Silvester Stallone interpretando Rocky Balboa, logo tem-se em mente a famosa música que marcou o filme Rocky: Eye of the Tiger.
A música do filme foi composta pela banda Survivor, em 1982. Foi um dos maiores hits da banda até hoje, ficando no top 100 das melhores músicas pela VH1.
A Origem é um filme de Christopher Nolan que contou com a participação do compositor Hans Zimmer para a confecção da trilha sonora. Foi a terceira vez que trabalharam juntos. A música Time foi a mais marcante do filme e contou com a participação da guitarra de Johnny Marr, antigo guitarrista da banda The Smiths.
Hans Zimmer é tido por muitos especialistas do cinema como um dos maiores músicos do mundo do cinema e é uma das principais escolhas de Christopher Nolan para as músicas de seus filmes.
O filme Lawrence da Arábia é um clássico, embalado por cenas de ação e aventura. A experiência do filme torna-se ainda melhor com a genialidade do compositor Maurice Jarre. A trilha sonora é tão épica quanto o filme, rendendo-lhe o Oscar de melhor música e melhor trilha sonora original.
A Rede Social ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora em 2011. Ela foi composta por Trent Reznor - vocalista do Nine Inch Nails - e Atticus Ross.
O Oscar de melhor canção original de 2008 foi para Falling slowly, do filme Once. O prêmio foi entregue aos compositores Glen Hansard e Marketa Irglova. A dupla é também protagonista da produção independente, que já havia sido premiada no Festival de Sundance, em 2007.
A trilha sonora do filme Andrei Rublev foi composta por Vyacheslav Ovchinnikov. O compositor soube expressar a dimensão artística da película também na música. As músicas do filme retratam fielmente a vida e as aflições do iconógrafo russo.
Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre músicas de filmes?
A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP