Quem eram os Vietcongues?
“Vietcongue” é o nome dado para o movimento de guerrilheiros comunistas do Vietnã do Norte que lutavam contra os vietnamitas do sul, defensores do capitalismo apoiados pelos Estados Unidos da América, afirma o historiador Bernard Fall.
A palavra “vietcongue” vem da abreviação do termo Viet Nam Cong Sam que significa “vietnamita comunista”. Essa era a ideologia política do governo de Ho Chi Minh, líder do Norte. Os sul vietnamitas criaram o termo, que foi adotado pelos americanos.
Da perspectiva dos norte-vietnamitas, essa era uma palavra depreciativa, eles não se referiam a si mesmos dessa forma.
Quando surgiram os Vietcongues?
Os vietcongues surgiram com a independência do Vietnã após a guerra da Indochina (1946 -1954). O país se dividiu em dois, o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul.
Em 1884, época em que os impérios europeus controlavam vários territórios na África e na Ásia, os franceses assumiram o poder na Indochina, região do sudeste asiático. Em 1925, o líder Ho Chi Minh fundou o Partido Comunista Indochinês (PCI). Cinco anos depois, esse partido iniciou revoltas violentas no norte, afirma o historiador Hoang Van Chi. Os movimentos foram derrotados, mas já davam um sinal de reação da colônia.
Na Segunda Guerra Mundial a França foi derrotada pela Alemanha. O enfraquecimento desse país gerou uma oportunidade para que o Japão, aliado da Alemanha, tentasse ocupar a Indochina.
Ho Chi Minh tinha planos próprios, queria a independência do Vietnã e criou um movimento chamado Vietminh para conseguir isso pela força. Esse era um movimento comunista e nacionalista.
Esse movimento foi bem-visto pelos americanos que lutavam contra o Japão. O objetivo do apoio era conter a expansão do Eixo, que era composto pelos japoneses e pelos nazistas.
A França ficou dividida, a parte dominada pelos nazistas foi contra esse movimento, a chamada República de Vichy. Já a parte próxima aos Aliados, de Charles de Gaulle, apoiou os vietnamitas.
Com o fim da guerra, a Conferência de Potsdam definiu que o Vietnã seria dividido em dois: Sul e Norte. Em agosto do mesmo ano, Ho Chi Minh iniciou uma insurreição para tomar o país inteiro. Ele proclamou a República Democrática do Vietnã.
Em 1946, a reação francesa dominou a região equivalente ao Vietnã do Sul. Diante dessa disputa, os franceses bombardearam o porto de Haiphong dando origem à Guerra da Indochina, narra o historiador Stanley Karnow, formado pela Universidade de Harvard.
O exército vietnamita era menor, menos equipado e tinha menos treinamento do que o exército francês. Por isso eles empregaram táticas de guerrilha para conseguirem vencer. O general Giap, homem responsável por liderar os vietnamitas, disse:
“Será a guerra entre um tigre e um elefante. Se acaso o tigre parar, o elefante o transpassará com suas poderosas presas: só que o tigre não vai parar; ele se esconde na selva durante o dia para só sair à noite; ele se lançará sobre o elefante e lhe arrancará o dorso por grandes nacos, depois desaparecerá e, lentamente, o elefante morrerá de exaustão e de hemorragia”.