Entenda qual a diferença entre bolcheviques e mencheviques. Mesmo sendo dois partidos distintos, ambos lutavam por um mesmo objetivo
Um lado é moderado, o outro radical, entenda qual a diferença entre bolcheviques e mencheviques. Apesar das discordâncias, ambos defendiam um mesmo fim.
Quando se estuda a Revolução Russa, dois grupos são apresentados. Aparentemente, eles possuem teorias distintas. Qual a diferença entre bolcheviques e mencheviques? Ambos, na verdade, têm como fim um objetivo comum.
O desejo de implementar a revolução comunista. A raíz de suas aparentes diferenças está na forma como aplicam a teoria marxista.
Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.
A teoria marxista ajuda a entender qual a diferença entre bolcheviques e mencheviques
O socialismo científico está entre as principais ideias de Karl Marx, e é ele que leva ao comunismo. Em resumo, é uma doutrina que orienta as práticas necessárias para se instaurar a revolução. Somente assim ele crê que conseguirá uma sociedade igualitária.
O socialismo pode ser entendido em duas formas básicas:
Socialismo utópico: corrente de pensamento que pretende alcançar uma sociedade ideal de forma lenta, gradual e pacífica.
Socialismo científico: é a principal ideia de Karl Marx, na qual ele ensina que é preciso uma revolução e uma luta armada para mudar a sociedade e acabar com as injustiças. Por isso, ele fez uma análise crítica e científica do capitalismo.
Existem outras versões e nem todas envolvem a violência. Mas a essência permanece sendo a teoria da luta de classes e a abolição da propriedade privada.
Não ter propriedade privada é não possuir nada próprio. Tudo será do Estado, que terá a responsabilidade de distribuir tudo igualmente. Na prática, o governo passa a ser o único detentor de propriedades. Isso recebe o nome de capitalismo de Estado ou partido único.
Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.
A superestrutura é a dominação das classes. Os trabalhadores, com sua força de produção, formam a infraestrutura. A superestrutura é pensada para manter os operários alienados.
Marx defendia que o comunismo seria alcançado mediante a ditadura do proletariado, ou socialismo. Somente dessa forma as estruturas sociais seriam alteradas.
Depois de instaurada a ditadura do proletariado e o socialismo, o próximo passo seria a abolição do Estado. A finalidade é alcançar uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, sem nacionalidade.
A grande diferença entre bolcheviques e mencheviques é a adesão total ou parcial à teoria de Marx e como ela deve ser aplicada no processo revolucionário comunista.
Qual a diferença entre Bolcheviques e Mencheviques?
Os mencheviques não desejavam uma revolução violenta, mas queriam que a transição fosse política e pacífica. Os bolcheviques já desejavam a revolução comunista a qualquer custo.
Em russo, “bolchevique” quer dizer maioria; e “menchevique”, minoria. Os mencheviques eram adeptos do socialismo por etapas, exatamente como pregava Karl Marx. Eles acreditavam que a Rússia, por ser um país camponês e feudal, ainda precisava se industrializar antes de se tornar socialista e que, portanto, outras nações a precederiam nessa jornada.
Os bolcheviques, por sua vez, defendiam as ideias de Lenin: uma revolução armada que deveria ser feita a todo custo, sem esperar qualquer amadurecimento.
Entender a fundo as ideias de bolcheviques e mencheviques ajuda a compreender quais são suas diferenças.
Os interesses da atual política russa são um reflexo da ação de bolcheviques e mencheviques!
Invasão Bolchevique, filme original da Brasil Paralelo.
No dia 24 de fevereiro de 2022, o início de uma nova guerra passou a tomar conta do noticiário.
A Rússia decide invadir a Ucrânia. Mas, o que se vê no noticiário não responde as questões principais deste acontecimento.
Analisar o presente sem entender o passado é como montar um quebra-cabeça sem todas as peças.
Diferentemente do que estão fazendo, a Brasil Paralelo decidiu dar um passo atrás para investigar o que não está sendo contado.
No dia 22 de março, vai ao ar Invasão Bolchevique, um original BP que se aprofunda no fato mais importante da história Russa: a revolução socialista de 1917, um passado que ainda pauta o presente.
O filme retrata a origem do movimento revolucionário na Rússia, a tensão política anterior à revolução de 1917 e também busca entender as ideias vigentes no maior país do mundo.
Invasão Bolchevique é o primeiro original exclusivo para assinantes da Brasil Paralelo.
Assine agora e tenha acesso exclusivo ao filme Invasão Bolchevique e a mais de 50 produções originais da Brasil Paralelo, com cenas inéditas que não foram para o YouTube.