As queimadas na Amazônia são fatais?
Uma rápida pesquisa mostra que as queimadas da Amazônia não são fatais. Dados da Embrapa Territorial de 2020, demonstram que 84% da vegetação amazônica nativa está totalmente preservada, intocada, mesmo após todas as queimadas do ano anterior.
Um Boeing 747, um dos aviões comerciais mais rápidos do mundo, sobrevoando a floresta amazônica a 700 km/h demoraria aproximadamente 6 horas para atravessá-la hoje em dia. São mais de 5 milhões de quilômetros quadrados de floresta praticamente intacta.
A floresta amazônica, sozinha, ocupa aproximadamente 60% do território brasileiro. Mais da metade do território brasileiro é composto por densa vegetação equatorial com pouquíssimos habitantes humanos.
- Mais informações como essas e comentários de especialistas você confere no documentário Cortina de Fumaça.
Motivações das queimadas
Para a agricultura de subsistência dos povos locais, é necessário algum nível de desmatamento na densa vegetação equatorial, sendo necessário realizar as queimadas.
Mesmo as grandes extensões agropecuárias estão longe de oferecer risco para todo o ecossistema, em sua maior parte preservado, já que atualmente a agricultura brasileira ocupa 7,6% do território do país.
Se a agricultura tivesse que se expandir, as florestas não seriam a principal escolha, já que existem terras aráveis desocupadas. As florestas exigiriam muito mais esforço para serem adequadas às necessidades dos agricultores.
Se este é o caso, por que a mídia iniciou um movimento de preservação de uma floresta quase totalmente já preservada?
Quais são as principais Fake News e os interesses por trás dessas mentiras?
Esta foto foi tirada em agosto de 2019 e representa um filhote de macaco morto, asfixiado pelas queimadas na Amazônia, enquanto sua mãe chora com ele nos braços sem poder fazer nada.
O instante dessa cena trágica viralizou e foi repetido diversas vezes nas redes sociais. Em pouco tempo, milhares de curtidas e compartilhamentos ajudaram a disseminar essa informação.
O problema é que era uma notícia falsa.
Essa foto foi tirada pelo fotógrafo Avinash Lodhi, em Jabalpur, na Índia, no ano de 2017, e não tem nenhuma relação com a Amazônia.
Segundo o próprio fotógrafo, o filhote não morreu, apenas desmaiou por alguns minutos.
Celebridades como Madonna, Cristiano Ronaldo, Maradona e Leonardo diCaprio, compartilharam fotos de uma floresta com grandes chamas e clamaram pela ajuda de seus fãs e de instituições internacionais, criticando a atuação do governo brasileiro.
Contudo, essas fotos também eram falsas. Como consequência das supostas fotos, outras soberanias nacionais fizeram graves ameaças ao Brasil devido às queimadas.
A mais conhecida delas foi a do Presidente Francês, Emmanuel Macron.