Os 6 melhores filmes para assistir num Natal que vale a pena ser vivido

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
13/12/2021
Compartilhe com amigos

O Natal é uma das principais festas do ano. O ano se encerra, as férias se aproximam e as famílias se reúnem para confraternizar. Algumas trocam presentes, outras promovem ceias e algumas famílias celebram este momento de fé.

Tudo isso faz com que este seja um período ideal para assistir a bons filmes, com uma mensagem emocionante e valores seguros. Veja os 6 melhores filmes de Natal para assistir esse ano!

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Os 6 melhores filmes de Natal

Pesquisas apontam que o brasileiro gasta em média cerca de 20 minutos para escolher o que assistir. Muitas vezes, após uma longa busca, a escolha se torna uma grande frustração.

  • Cansado de abrir as tradicionais plataformas de streaming e ficar horas escolhendo filmes ou séries e após todo esse tempo perdido nessa busca não ver nada decente?

Na BP Select você aperta o play sem medo! São filmes, séries e documentários escolhidos a dedo pela curadoria da Brasil Paralelo.

Além disso, a plataforma conta com:

  1. programação infantil;
  2. análise de filmes;
  3. produções originais;
  4. programação diária.

Não perca a oportunidade de assinar agora a BP Select e ter acesso a um bom conteúdo. 

Para facilitar a escolha e promover um momento especial neste Natal, a Brasil Paralelo separou os 6 melhores filmes de Natal:

1- A Felicidade Não Se Compra (1946)

a-felicidade-não-se-compra

Considerado o maior clássico natalino do cinema, o longa de Frank Capra é considerado um dos maiores filmes da história do cinema justamente por incorporar o espírito do Natal de uma forma única.

 Estrelado por James Stewart, que dá vida ao personagem George Bailey, um homem que está prestes a se matar por estar desmotivado com a vida e atribulado por seus problemas. 

  • O Episódio V da nossa série “A Sétima Arte” aprofunda o significado e a simbologia do filme “A Felicidade não se compra”. Assista agora gratuitamente:

George muda sua vida ao perceber a importância que ele possui na vida de outras pessoas e de sua comunidade. Isso acontece por intervenção de Clarence, um anjo enviado por Deus para sua vida. Clarence, aos poucos, mostra a importância e a beleza da vida para que George a valorize mais uma vez.

  • O filme A Felicidade não se Compra está disponível na nossa plataforma de streaming a BP Select, não perca tempo, assine já!

2- Esqueceram de Mim (1990)

esqueceram-de-mim
Foto de divulgação do filme "Esqueceram de Mim".

Outro clássico natalino! O filme se passa em Chicago, onde viva a família McCallister, que planeja passar o Natal em Paris. Na confusão de organizar o passeio, eles deixam um de seus filhos para trás. 

Kevin, vivido por Macaulay Culkin, é obrigado a se virar sozinho tendo apenas 8 anos. A história fica ainda mais interessante quando o garoto, além de ter que se cuidar, passa a ter que defender a casa de dois ladrões...

3- Um Herói de Brinquedo (1996)

Cena clássica de Arnold Schwarzenegger interpretando Turbo Man no filme "Um Herói de Brinquedo".

Howie Langston, vivido por Arnold Schwarzenegger, é um pai viciado em trabalho que dedica pouquíssimo tempo à família, principalmente a seu filho, Jamie. Para compensar a ausência, o pai promete comprar de Natal para o filho um presente disputado: o boneco action-figure do herói Turbo Man. 

Porém, já é véspera de Natal e em nenhum lugar o disputado brinquedo pode ser encontrado. Mas Howie fará tudo o que for necessário para consegui-lo.

4- Feliz Natal (2005)

feliz-natal

No ano de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial, um evento único ocorreu: da lama e do frio das trincheiras, os soldados viram um brilho que não era o da pólvora acesa. Todas as armas foram deixadas de lado e os exércitos inimigos apertaram as mãos para juntos celebrar o Natal. 

A Trégua de Natal é retratada neste filme de 2005. O evento foi capaz de mudar para sempre a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.

  • Quer saber mais sobre este grande evento? Fizemos um resumo completo da Trégua de Natal.

5- O Grinch (2000)

o-grinch
Jim Carrey interpretando o Grinch.

O grande comediante Jim Carrey interpreta Grinch, um monstro que odeia o Natal e cria um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data. Na véspera da celebração, ele resolve invadir as casas e roubar tudo o que remete ao Natal.

  • Contribua para que mais artigos como este continuem a ser produzidos e torne-se Membro Patriota da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 mensais. Além disso, você acessa materiais exclusivos todos os meses e ajuda na expansão e continuidade deste trabalho.

6- Feitiço do Tempo (1993)

feitiço-do-tempo

Um repórter egocêntrico fica preso no tempo, sendo forçado a viver o mesmo dia várias vezes até acertar. Uma das melhores e mais icônicas comédias que marcaram a década de 1990.

Mesmo não sendo um filme propriamente natalino, sua mensagem se encaixa perfeitamente no contexto de Natal.

  • O filme Feitiço do Tempo está disponível na Plataforma BP Select. Além do filme, você pode ter acesso a curadoria completa feita pelo especialista em cinema Guilherme Freire.

A Importância do Cinema

Para bem aproveitar os filmes da lista, é necessário compreender a importância do cinema e o impacto que assistir uma obra pode causar. O cinema é uma arte sui generis. Ele representa a realidade como a pintura e a escultura, mas também consegue trazer movimento, como a dança.

  • O cinema atual alcança cada vez mais níveis altos de produção e efeitos especiais, mas nem sempre foi assim… você conhece a história do Cinema?

Ademais, o cinema consegue encaixar a música na representação da beleza que se une intimamente com a “pintura” que ele retrata.

A imagem é carregada de simbolismo. A união das diferentes artes com o cinema eleva a experiência artística a um grau nunca antes visto.

Por afetar quase todos os 5 sentidos, a sétima arte é mais imersiva que as demais. Ela consegue fazer o admirador aproximar-se da beleza de forma mais íntima que as outras.

Além de conseguir retratar o belo existente na realidade, ao mesmo tempo o cinema representa aquilo que é a substância da vida humana: a narrativa.

O cinema consegue manifestar histórias pessoais, estilos de vida, grandes momentos históricos e características da vida humana com toda a psicologia que envolve essas realidades.

Assim, ao assistir um filme, é possível refletir acerca da mensagem que o diretor deseja passar, ou aquilo que ele visa representar com a sua produção.

A experiência da imersão na história de um filme pode conduzir ao nível da reflexão e da interiorização de um aprendizado.

A reflexão, por fim, pode conduzir o homem a ações e mudanças de vida.

Como os filmes impactam vários sentidos humanos, de modo a proporcionar uma experiência bem imersiva, é possível demonstrar e analisar diversos aspectos do comportamento humano.

Diferente das demais artes, o espectador tem um aprofundamento maior na forma e no conteúdo, podendo contemplar mais a realidade como um todo.

É da união de todos esses elementos que surge a enorme apreciação dos homens pelo cinema.

  • Assista agora a nossa série “A Sétima Arte”, são sete episódios que explicitam o real impacto do cinema em nossas vidas.

No caso da lista apresentada neste artigo, para melhor apreciar a mensagem desses filmes natalinos, é importante refletir sobre o verdadeiro significado do Natal.

Qual o verdadeiro significado do Natal?

Em dezembro, a saudação “Feliz Natal!” é muito comum. Mas ela precisa ser melhor explorada para revelar a riqueza que oculta e pretende transmitir. Muitos contemporâneos perderam a dimensão espiritual dos votos natalinos.

Ao compreender a história sobre o verdadeiro sentido do Natal, as pessoas podem viver uma alegria mais profunda e não apenas uma festividade qualquer.

O primeiro passo é entender o significado da palavra. “Natal” deriva do latim natalis, que significa nascimento. Em inglês, a variação é outra. A palavra Christmas é uma evolução de Christes mæsse (Christ’s mass) que quer dizer missa de Cristo.

O Natal é uma festa religiosa cristã. Em uma dimensão menor, comemora-se o aniversário do nascimento de Jesus, mas não apenas isso. A tradição recorda um mistério nesta festividade: a Encarnação do próprio Deus.

Não é possível separar o sentido do Natal de sua religiosidade. Se isto fosse feito, haveria uma descaracterização e a festa seria apenas o fruto de um feriado comercial.

O verdadeiro sentido do Natal é compreendido na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador. A consequência mais patente dessa cultura é a disseminação da caridade.

  • Qual é o verdadeiro sentido do Natal? Esta reflexão pode mudar sua forma de olhar o mundo.

O significado do Natal continua a ter sentido nos dias de hoje por causa desta tradição religiosa. Os homens começaram a tratar-se uns aos outros como irmãos, porque receberam a mensagem de que Deus é Pai de todos.

Com o ensinamento de viver na fraternidade, a cultura foi transformada. Esta é uma forte base para justificar que todos são iguais em dignidade. Afinal de contas, a tradição cristã sempre ensinou a salvação universal.

Seguindo a virtude da caridade, o bem é feito aos mais necessitados, àqueles que padecem com a pobreza, a enfermidade e o abandono.

Outros significados do Natal são universais para todos:

  • a humildade;
  • a esperança
  • o despojamento;
  • o amor;
  • a família.

Mesmo que a fé em Jesus não seja professada, o Natal continua a ser um sinal de união, de esperança e de pedido de paz. Com esta grande preparação, o verdadeiro sentido do Natal pode ser compreendido por todos.

  • Torne-se Membro do Núcleo de Formação da Brasil Paralelo para ter acesso ao Núcleo de Formação. Você terá conteúdos exclusivos de todos os documentários e acesso a dezenas de cursos sobre história, filosofia, economia, arte e educação. Aprenda com os grandes pensadores da humanidade e receba conteúdo inédito todos os meses.

Um Natal que vale a pena ser vivido

especial-de-natal-brasil-paralelo
Cena do Especial de Natal da Brasil Paralelo de 2021.

Em 2021 a Brasil Paralelo estreará a segunda edição do seu Especial de Natal. No ano passado a produtora lançou um Especial que alcançou mais de dois milhões de espectadores. A intenção é tornar o especial uma tradição anual, através de forte investimento e divulgação gratuita. A segunda edição do Especial de Natal irá ao ar nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.

Os apresentadores serão o jornalista Luís Ernesto Lacombe e a professora Lara Brenner.

O evento foi gravado no palco do Teatro Bradesco e por lá passaram mais de 20 convidados ao longo dos três dias. Eles partilharam suas reflexões, aprendizados e histórias emocionantes, tudo acompanhado de orquestra e música ao vivo.

A proposta da empresa de entretenimento e educação é fortalecer o verdadeiro sentido do Natal e isso envolve reflexões sobre família, amor ao próximo, caridade, fé e esperança.

A parte musical contou com o solista Alvaro Siviero, pianista convidado a tocar para o papa Bento XVI, o tenor Marcello Vannucci, a soprano Claudia Neves e o cantor Douglas Alessi, destaque do The Voice Brasil.

Grandes obras como Adeste Fidelis, Nessun Dorma, Ave Maria de Gounod e Noite Feliz foram acompanhados pela Orquestra Mozarteum Brasileiro e pelo Coral Del Chiaro. A classificação indicativa é livre para toda a família.

Não perca a oportunidade de viver com toda a família o Natal que vale a pena ser vivido.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre os melhores filmes de Natal?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS