Escondido no meio da floresta amazônica, o Vulcão Amazonas é uma das montanhas mais antigas da Terra. Inativo há bilhões de anos, ele guarda vestígios de uma época em que o território brasileiro ainda estava em formação.
A descoberta foi feita em 2002, na região de Uatumã, no Pará.
Estima-se que sua origem remonte a cerca de 1,9 bilhão de anos, mas novas análises sugerem que parte de suas rochas pode ser ainda mais antiga, chegando a 2 bilhões de anos.
Mesmo extinto, o antigo vulcão impressiona.
Seu diâmetro mede cerca de 22 quilômetros e o cone, que chegou a ter 400 metros de altura, foi desgastado com o tempo. Hoje, a vegetação cobre grande parte da área, mas as rochas preservam sinais claros de antigas erupções.
A atividade vulcânica na região teria durado cerca de 300 milhões de anos, segundo pesquisadores. O difícil acesso e a densidade da floresta dificultam os estudos, mas as investigações continuam.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

.jpg)
.jpg)



.jpg)


.png)
.png)

.png)
.png)
.png)

.png)

.png)
.png)







