O encontro gerou repercussão imediata entre aliados do ex-presidente. Flávio Bolsonaro afirmou que o governo “saiu da reunião sem absolutamente nenhuma notícia boa para os brasileiros”.
Já Eduardo Bolsonaro destacou a “empatia” entre Trump e seu pai, insinuando que o republicano “se colocou no lugar” de Bolsonaro e compreende a situação judicial do ex-presidente.
O que disse Trump sobre Bolsonaro?
No encontro, o líder americano foi questionado por jornalistas sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em resposta, o presidente Trump disse:
“Eu gosto de Bolsonaro. Ele é um bom sujeito. Nós ficamos incomodados com as penas contra ele”.
Quando jornalistas perguntaram se o ex-presidente estaria nos assuntos da agenda diplomática disse que “não é assunto de vocês”.
O tarifaço acabou?
Segundo o chanceler Mauro Vieira, Trump deve autorizar o começo das negociações bilaterais.
“Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda - já que é para tudo ser resolvido em pouco tempo”.
O presidente Trump disse, por sua parte, que não há nada concreto:
“Vamos ver o que acontece. Não sei se algo vai acontecer”.
Os acontecimentos sobre as tensões comerciais ainda terão mais desdobramentos. Estar por dentro dos eventos mais importantes do mundo é essencial para você saber as decisões que afetam seu dia a dia. Por isso trazemos o Resumo BP, a newsletter da Brasil Paralelo que você pode assinar de graça. Basta se registrar e terá acesso total.
Quero assinar o Resumo BP