São Paulo foi eleito, pelo 14º ano seguido, o estado mais competitivo do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O estudo mede a capacidade dos governos estaduais de transformar recursos em bem-estar para a população. Para isso, avalia áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura e sustentabilidade.
Como funciona o ranking
A pesquisa leva em conta 100 indicadores distribuídos em dez pilares que refletem a eficiência da gestão pública.
Competitividade, nesse contexto, significa a habilidade de cada estado em criar condições de desenvolvimento econômico e social. Ou seja, não se trata apenas de crescer, mas também de oferecer serviços de qualidade e oportunidades à população.
Na edição de 2025, foram considerados, por exemplo:
- qualidade da educação básica e acesso ao ensino infantil;
- eficiência da máquina pública;
- solidez fiscal e equilíbrio das contas;
- inovação e investimentos em pesquisa;
- segurança pública;
- saneamento básico e acesso à água potável;
- sustentabilidade ambiental e social.
TOP 5 melhores estados
O top cinco repete o ano anterior:
- São Paulo
- Santa Catarina
- Paraná
- Distrito Federal
- Rio Grande do Sul
São Paulo se destaca em educação e infraestrutura, enquanto Santa Catarina lidera em segurança pública e capital humano. O Distrito Federal ficou em primeiro lugar em sustentabilidade social e ambiental.

- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.




.webp)




.webp)















