Trump começou seu discurso na Assembleia Geral da ONU afirmando que o mundo vive um momento de crise após sua saída do governo em 2020:
“Seis anos se passaram desde a última vez em que estive neste salão para falar ao mundo. Naquele momento, durante o meu primeiro mandato, o mundo vivia em prosperidade e paz. Desde então, os sons da guerra e as armas quebraram essa paz que eu havia ajudado a forjar em dois continentes.”
Ele criticou a gestão de Joe Biden, dizendo que seu governo foi responsável por uma crise nos EUA:
“Nos Estados Unidos, quatro anos de fraqueza e ausência de lei no último governo levaram nossa nação a desastres sucessivos.”
O presidente continuou falando que seu governo está conseguindo recuperar a economia do país:
“Vivemos uma nova era de ouro. Estamos revertendo rapidamente a calamidade econômica herdada do governo anterior, marcada por preços exorbitantes e uma inflação recorde, nunca antes vista.”
Um dos pontos que ele abordou em sua fala foi a melhora de diversos indicadores econômico:
“Sob a minha liderança, os custos de energia, gasolina, alimentos, empréstimos e hipotecas caíram. A inflação foi derrotada. A única coisa que continua subindo é a bolsa de valores. A manufatura está crescendo e o mercado de ações está mais forte do que nunca.”
Trump falou que a melhora nos indicadores econômicos “beneficia quase todos neste salão”.
Ele destacou que muitas das nações representadas na Assembleia Geral estão investindo nos EUA e “vendo que esse investimento tem dado retorno sem precedentes”.
Afirmou também que está construindo a economia mais próspera da história e já começa a ter resultados:
“Construímos a melhor economia da história do mundo. Estou repetindo agora o que fiz no meu primeiro mandato, mas indo além, com resultados ainda melhores. Os números já superam os recordes do meu primeiro governo.”
Os EUA lutam para manter seu espaço como a principal economia do mundo diante da ascensão da China.
Trazer a indústria de volta para os EUA e garantir essa posição é uma das principais propostas de Trump.
Entenda a disputa entre os dois países e a importância disso para a geopolítica do século XXI com a trilogia O Fim das nações. Assista ao primeiro episódio abaixo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP