Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Um único homem conseguiu salvar uma cidade de um vulcão em erupção

Conheça a história de Jos, o pastor que tirou sua comunidade da rota de um rio de lava.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/1/2025 15:51
Conheça a história do pastor que conseguiu manter a calma e liderar uma operação e evacuação na Guatemala. Foto: Convoy of Hope.

Em uma pequena vila na Guatemala, a 6 km da base do vulcão Pacaya, a erupção de 2021 parecia uma sentença de morte para seus moradores. No entanto, a calma e a ação rápida do pastor Jos salvou a comunidade da tragédia. 

“Tudo começou com explosões, e gerou rios de lava. À medida que os dias passavam, as rochas derretidas se aproximavam cada vez mais da cidade. As pessoas estavam desesperadas, sem saber para onde ir”. 

Graças a um treinamento em preparação para desastres naturais em 2019, Jos adquiriu o conhecimento necessário para definir rotas de fuga eficazes e lidar com o pânico das pessoas.

Vulcão Pacaya, na Guatemala, entrou em erupção em 2021. Foto: Convoy of Hope. 

“Conforme aprendi, as pessoas foram divididas em grupos. As mulheres, deficientes e idosos foram na frente. Por último, ficamos nós homens. Tínhamos que fazer uma varredura e garantir que todos tinham saído”.

Em suas palavras, estar preparado para uma realidade que poderia chegar do nada, o ajudou a manter a calma.

“Se eu não tivesse o treinamento, teria sucumbido ao pânico”. 

Quando todos estavam seguros, começou sua missão em ajudar quem via seu lar ser levado pela lava.

“As pessoas viam aquilo e me perguntavam o que fazer”. 

 A erupção destruiu plantações, pasto e casas. Aquelas pessoas estavam vivas, mas o sentido de existir tinha ido embora junto com a lama. Era a hora de recomeçar.

A nova vida no vilarejo destruído pelo vulcão

Quando todos voltaram, viram sua colheita coberta de lava solidificada. Jos afirma que seu maior consolo foi ter fé para dar suporte a sua comunidade: 

"O vulcão deixou de ser o nosso único problema. As pessoas que geravam empregos perderam suas terras. A situação piorou tanto que não importava mais quem tinha terra ou não, chegamos ao ponto de não ter mais o que comer".

A comunidade socorrida pela Convoy of Hope, mesma ONG que o treinou em 2019. O grupo levou dinheiro e mantimentos para a população, devolvendo a auto estima das pessoas. 

Com os recursos recebidos, Jos e a comunidade se uniram. Segundo ele, sente-se grato por poder ajudar. Em um vídeo de agradecimento aos parceiros da entidade, disse: 

“Agora estamos bem. Estou feliz. A minha comunidade conhece minha igreja, conhece meu
Pastor Jos e membros da comunidade em casa reconstruída após erupção em 2021. Sozinho, ele livrou as pessoas da morte. Foto: Convoy of Hope. 

Para ele, o que começou com um simples treinamento, tornou-se “uma bênção para a comunidade”. 

A força do povo em um desastre natural no Brasil

O Brasil também viveu uma tragédia natural em 2024, quando fortes chuvas inundaram praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul. Diferente da situação na Guatemala, a ausência de um plano de evacuação custou a vida de muitos brasileiros. 

No entanto, uma solidariedade parecida foi vista por aqui. A força e a união dos gaúchos foi digna de ser registrado para a posteridade. Por isso, a Brasil Paralelo levou suas câmeras até a região inundada. 

A equipe encontrou um cenário desolador, misturada à força e resiliência de um povo. Os registros foram compilados em O Resgate, documentário original disponível abaixo: 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais