O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende reabrir e ampliar a prisão de Alcatraz para abrigar criminosos considerados extremamente perigosos.
Fechada desde 1963 e localizada em uma ilha na Baía de São Francisco, Alcatraz ficou conhecida por sua estrutura isolada e pelo histórico de abrigar nomes como Al Capone. Hoje, o local é uma das atrações turísticas mais visitadas da Califórnia.
Em publicação na rede Truth Social, neste último domingo (4), Trump disse que instruiu o Departamento de Prisões, em conjunto com o Departamento de Justiça, FBI e Departamento de Segurança Interna, a iniciar o projeto de reconstrução.
A nova Alcatraz, segundo ele, serviria como símbolo de "lei, ordem e justiça" e abrigaria "os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos".
Em conversa com repórteres, afirmou que a proposta surgiu como resposta à atuação de “juízes radicalizados”, que estariam impedindo a deportação imediata de imigrantes acusados de crimes.
“Acho que muitos desses juízes querem que cada pessoa que esteja ilegalmente no país tenha um julgamento. Isso significaria milhões de julgamentos”, disse.
De acordo com o Serviço de Parques Nacionais dos EUA, o presídio foi desativado por causa do alto custo de manutenção, operar a prisão era quase três vezes mais caro do que qualquer outra unidade federal.
Desde seu fechamento, a ilha se tornou um parque nacional e atrai cerca de 1,2 milhão de visitantes por ano. O local também foi reconhecido como Marco Histórico Nacional em 1986, mas essa designação pode ser revista a pedido do governo.
A proposta de Trump não detalha os custos ou prazos para a obra. O Departamento de Justiça, o Serviço Nacional de Parques e o Departamento de Prisões não se manifestaram até o momento.
A ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, cujo distrito inclui Alcatraz, criticou a proposta e afirmou que ela “não é séria”.
A ideia já havia sido sugerida por Donald Trump Jr. logo após a posse do pai para o segundo mandato, quando o governo federal cogitou enviar imigrantes detidos para Guantánamo.
Alcatraz operou como penitenciária federal entre 1934 e 1963. Sua localização estratégica e o difícil acesso tornavam as fugas quase impossíveis, um episódio famoso de 1962, em que três presos teriam escapado, foi eternizado no cinema no filme "Fuga de Alcatraz", com Clint Eastwood.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP