This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Trump quer reabrir Alcatraz como prisão de segurança máxima

Trump quer transformar o ponto turístico de Alcatraz em prisão federal novamente. Entenda

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/5/2025 13:36
Noah Berger/AP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende reabrir e ampliar a prisão de Alcatraz para abrigar criminosos considerados extremamente perigosos.

Fechada desde 1963 e localizada em uma ilha na Baía de São Francisco, Alcatraz ficou conhecida por sua estrutura isolada e pelo histórico de abrigar nomes como Al Capone. Hoje, o local é uma das atrações turísticas mais visitadas da Califórnia.

Em publicação na rede Truth Social, neste último domingo (4), Trump disse que instruiu o Departamento de Prisões, em conjunto com o Departamento de Justiça, FBI e Departamento de Segurança Interna, a iniciar o projeto de reconstrução.

A nova Alcatraz, segundo ele, serviria como símbolo de "lei, ordem e justiça" e abrigaria "os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos".

postagem na rede social Truth de Donald Trump
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

A proposta reacendeu o debate sobre a viabilidade de reabrir Alcatraz

Em conversa com repórteres, afirmou que a proposta surgiu como resposta à atuação de “juízes radicalizados”, que estariam impedindo a deportação imediata de imigrantes acusados de crimes.

“Acho que muitos desses juízes querem que cada pessoa que esteja ilegalmente no país tenha um julgamento. Isso significaria milhões de julgamentos”, disse.

De acordo com o Serviço de Parques Nacionais dos EUA, o presídio foi desativado por causa do alto custo de manutenção, operar a prisão era quase três vezes mais caro do que qualquer outra unidade federal.

  • Na década de 1960, seriam necessários entre R$17 e R$28 milhões apenas para restauração, sem incluir os custos diários.

Desde seu fechamento, a ilha se tornou um parque nacional e atrai cerca de 1,2 milhão de visitantes por ano. O local também foi reconhecido como Marco Histórico Nacional em 1986, mas essa designação pode ser revista a pedido do governo.

Prisão de Alcatraz/Imagem: AP

A proposta de Trump não detalha os custos ou prazos para a obra. O Departamento de Justiça, o Serviço Nacional de Parques e o Departamento de Prisões não se manifestaram até o momento.

A ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, cujo distrito inclui Alcatraz, criticou a proposta e afirmou que ela “não é séria”.

A ideia já havia sido sugerida por Donald Trump Jr. logo após a posse do pai para o segundo mandato, quando o governo federal cogitou enviar imigrantes detidos para Guantánamo.

Alcatraz operou como penitenciária federal entre 1934 e 1963. Sua localização estratégica e o difícil acesso tornavam as fugas quase impossíveis, um episódio famoso de 1962, em que três presos teriam escapado, foi eternizado no cinema no filme "Fuga de Alcatraz", com Clint Eastwood.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais