Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Trump pode reduzir tarifas sobre a China em troca de um acordo favorável ao TikTok. Entenda a polêmica

Proposta em Washington abre novo capítulo nas tensões EUA-China.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/3/2025 20:44
Forbes

Um pronunciamento do presidente Donald Trump realizado nesta segunda-feira, 26 de março, pode encerrar de vez a polêmica sobre a continuidade do Tik Tok nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, 26 de março, ele afirmou estar aberto a reduzir tarifas impostas à China em troca de um acordo envolvendo o  aplicativo que tem mais de 170 milhões de dados cadastrados. 

O app está no centro de uma disputa que mistura segurança de dados, tensões econômicas e rivalidade tecnológica, sugerindo que a guerra comercial entre as duas potências está prestes a ganhar um novo capítulo.

O governo americano teme que a rede social, controlada pela chinesa Byte Dance, repasse os dados de americanos ao governo de Xi Jinping. 

Com base em uma lei de 2024, o governo americano determinou a venda do aplicativo a uma empresa chinesa até janeiro de 2025, sob ameaça de banimento.
Ao anunciar que pode reduzir tarifas, a administração volta a reforçar sua intenção de resolver a polêmica. 

A solução, que pode redefinir a presença do app no país, segue em negociação, misturando tensões tecnológicas e econômicas entre as duas potências

Equilíbrio em xeque: apoio ou desconfiança?

"Se a China fizer um acordo justo com o TikTok, podemos cortar tarifas", afirmou Trump conforme registros oficiais da Casa Branca, sugerindo que a redução de barreiras comerciais, que atingem 20% sobre importações chinesas desde 2018, depende de garantias sobre o aplicativo. 

Ele destacou os 170 milhões de usuários americanos como fator de peso, propondo que a ByteDance venda o TikTok a uma empresa dos EUA, uma demanda antiga da administração.

A proposta surge após anos de tarifas que custaram bilhões às duas economias. "É uma chance de paz econômica", declarou o vice-presidente JD Vance em entrevista apoiando a ideia como parte da estratégia "America First".

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais