Donald Trump acaba de discursar na 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Em um trecho de sua fala, afirmou que o conflito entre Rússia e Ucrânia jamais teria começado se ele estivesse no poder.
“Essa guerra nunca teria começado se eu fosse o presidente. Essa guerra nunca deveria ter acontecido. Isso mostra o que uma liderança de baixa qualidade pode causar a um país”, disse.
Trump criticou o financiamento do conflito por parte de outros países, apontando a China e a Índia como principais compradores de petróleo russo.
Segundo ele, até mesmo nações da OTAN não reduziram significativamente o consumo de energia da Rússia.
“Eles estão financiando a guerra contra si próprios. Quem já ouviu falar nisso?”, questionou.
O presidente também defendeu a imposição de tarifas econômicas mais duras à Rússia caso Moscou não aceite negociar. Ele pediu a adesão dos países europeus às medidas de pressão.
“Se a Rússia não está pronta para negociar, estamos prontos para impor tarifas muito restritivas, que espero que possam interromper esse morticínio rapidamente. Mas para que essas tarifas tenham efeito, todas as nações aqui presentes devem se juntar a nós”, declarou.
Trump concluiu o trecho reafirmando que os países vizinhos da Ucrânia deveriam agir com mais firmeza.
“Vocês estão perto desse conflito. Nós temos um oceano de distância; vocês são vizinhos. Comprar petróleo e gás da Rússia enquanto combatem a Rússia é vergonhoso.”



.webp)














.jpg)








