Donald Trump fez críticas à Organização das Nações Unidas em seu discurso na 80ª Assembleia Geral, em Nova York.
Para ele, o órgão não apenas falha em resolver os problemas para os quais foi criado, como também cria novos desafios para os países-membros.
“Não só a ONU não está resolvendo os problemas que deveria, como com muita frequência cria problemas que nós temos que resolver. Por exemplo, o problema político número um do nosso tempo: a imigração descontrolada. Os seus países estão sendo destruídos”.
Trump acusou a instituição de financiar a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Segundo ele, a ONU teria destinado mais de 300 milhões de dólares para apoiar migrantes que cruzaram a fronteira sul.
“A ONU está apoiando pessoas que entram de forma ilegal nos Estados Unidos e depois nós somos responsáveis por removê-las”.
Ele também afirmou que o órgão forneceu “abrigo, transporte e cartões de débito” a estrangeiros que buscavam atravessar a fronteira.
“Milhões de pessoas entraram por essa fronteira há um ano. Milhões e milhões de pessoas entravam. Foram 25 milhões de pessoas nos quatro anos do incompetente governo Biden. E agora nós interrompemos esse fluxo completamente”.
Ao ampliar suas críticas, Trump disse que a ONU falha em exercer o papel de mediador em crises internacionais. “A ONU deve interromper invasões, não promovê-las, muito menos financiá-las”, afirmou.
Trump destacou que, enquanto estava empenhado em negociações de paz, a organização se limitava a aparecer apenas depois das crises.
“A ONU tem um potencial tão grande, eu sempre disse isso. Tem um potencial imenso, mas não está chegando nem perto de tornar esse potencial uma realidade”.
De acordo com o presidente americano, a ONU se limita a declarações sem efeito prático diante dos principais conflitos globais.
“Tudo que eles parecem fazer é escrever cartas com argumentos bastante fortes, mas não fazem nada. São palavras vazias. E palavras vazias não resolvem guerras. O que resolve guerras é ação”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu nesta terça-feira (23) a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Desde 1955, cabe ao Brasil a tradição de iniciar os discursos, seguido pelos Estados Unidos.
Foi a décima vez que Lula ocupou o púlpito da ONU para dar início ao debate entre chefes de Estado.
Acompanhe ao vivo, com tradução simultânea, no canal da Brasil Paralelo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP