This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Trump chama Musk de "cara maravilhoso" e critica falas de empresário

Presidente comenta pela primeira vez a briga com o bilionário.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/6/2025 13:22
Dân Trí

Trump falou que Elon Musk é um “cara incrível” e elogiou o empresário, mas também criticou o comportamento do bilionário após o rompimento entre os dois. 

Em entrevista ao programa Sunday Morning Futures, da Fox News, Trump tentou amenizar o tom do conflito, mas deixou claro que a reação de Musk não foi "apropriada":

"Eu acho que ele é um cara maravilhoso. Eu não tenho falado muito com ele, mas eu acho que o Elon é um cara maravilhoso, e eu sei que ele sempre sairá bem. Ele é um cara inteligente. E ele de fato fez campanha comigo e tudo mais. Mas ele ficou um pouco irritado no final, e isso não foi apropriado."

O contexto da Briga: o pacote fiscal e os carros elétricos

A briga entre os dois começou no início de junho, após o bilionário ter deixado seu cargo como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE). 

Musk usou o X, para atacar o principal projeto de lei orçamentária de Trump, o "One Big Beautiful Bill", chamando a medida de "abominação nojenta" que "destruirá milhões de empregos".

Na entrevista Trump disse que Musk estava irritado por causa de um ponto específico do projeto de lei.

A medida propõe eliminar o crédito fiscal de R$41 mil para a compra de veículos elétricos, o que afeta diretamente os negócios da Tesla:

"Olha, o mandato dos veículos elétricos é algo difícil para ele. Eu não quero que todo mundo tenha que ter um carro elétrico. [...] Eu adoro seus carros e acho isso fantástico, mas nem todos deveriam tê-los, e nem todos os querem."

A escalada das acusações

O desentendimento começou com críticas a políticas públicas, mas escalou para ataques pessoais

Na época, Musk chegou a sugerir que o nome de Trump estaria nos arquivos de Jeffrey Epstein.

"@realDonaldTrump está nos arquivos de Epstein. Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos."

A frase provocou uma reação do presidente, que afirmou que o magnata havia "enlouquecido":

Elon estava "perdendo a paciência", eu pedi para ele sair, tirei dele o Mandato dos Veículos Elétricos que obrigava todo mundo a comprar carros elétricos que ninguém mais queria (e ele sabia há meses que eu ia fazer isso!), e ele simplesmente FICOU LOUCO!”

Trump também falou que cortar os subsídios de Musk seria uma forma de reduzir gastos do governo:

A maneira mais fácil de economizar dinheiro em nosso Orçamento, Bilhões e Bilhões de Dólares, é encerrar os Subsídios e Contratos Governamentais do Elon. Sempre me surpreendi que o Biden não tenha feito isso!”

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais