Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Tiroteio dentro de escola na Suécia mata 10 pessoas

O tiroteio ocorreu em um centro de educação para adultos na cidade de Orebro hoje, 4 de fevereiro. A polícia está tratando o caso como tentativa de homicídio e porte de arma agravado.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/2/2025 18:43
NBC

Com informações de Christina Anderson e Lynsey Chutel, do The News York Times. 

Um tiroteio no centro da Suécia matou pelo menos 10 pessoas e deixou várias outras feridas nesta terça-feira, 4 de fevereiro. A informação foi confirmada pelas autoridades locais. 

Por volta das 8h30, foram ouvidos tiros na cidade de Orebro, o que levou a polícia a iniciar uma “grande operação” e isolar o prédio da escola local.

Roberto Eid Forest, chefe da polícia local, chamou o ocorrido de pesadelo:

“Este é um incidente terrível e isolado, um pesadelo”. Enfatizou também que existe uma certeza sobre a gravidade do incidente:
“A razão pela qual não podemos ser mais exatos atualmente é que a extensão do incidente é muito grande.Temos uma grande cena de crime, temos que completar as buscas que estamos conduzindo na escola. Há uma série de passos investigativos que estamos tomando: um perfil do atirador, entrevistas com testemunhas…”

O policial também disse que não acredita que a motivação do atentado seja terrorista. 

“Suspeitamos que uma das pessoas que está no hospital seja o autor do crime”, disse a polícia em uma declaração anterior publicada online.
Em uma entrevista coletiva no início do dia, a polícia disse que o atirador deve estar entre os feridos, mas não concedeu mais detalhes sobre o motivo ou a identidade da pessoa.

Disse também que “o atirador provavelmente agiu sozinho e não era membro de uma gangue nem conhecido da polícia”. De acordo com a imprensa local, o autor dos ataques era um homem de 35 anos, sem antecedentes criminais e que não possuía porte de armas. 

Ele também atirou contra si mesmo, logo após o ataque.  

Atualmente, crimes assim são tratados como tentativa de homicídio, porte de arma agravado e incêndio criminoso. 

Imagens publicadas pela manhã por veículos de imprensa suecos mostraram dezenas de carros de polícia cercando o campus. A polícia também fechou várias outras escolas na área como parte de sua estratégia de segurança.

Quer receber as principais notícias do dia em seu e-mail sem pagar nada por isto? Clique aqui e conheça a nossa newsletter jornalística: o Resumo BP. 

“Dia muito doloroso para a Suécia”, disse primeiro-ministro

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristerson, prestou solidariedade às vítimas. 

“É um dia muito doloroso para Suécia. Ficar trancado em uma sala de aula, temendo por sua vida, é um pesadelo que ninguém deveria ter que vivenciar.”

Tiroteios em escolas são relativamente raros no país. Mesmo assim, a ocorrência tem crescido nos últimos anos. 

Em 2022, um estudante de 18 anos matou dois professores na cidade de Malmo, no sul. Em 2015, outro crime chocou o país:  um homem de 21 anos, armado com uma espada, matou um professor e um aluno em uma escola no Sudoeste do país.  

“A violência que nosso país está passando é um abismo do qual precisamos encontrar uma saída juntos”, disse o líder do partido de oposição ao governo na Suécia.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais