O Emirado Islâmico do Afeganistão solicitou a participação na próxima cúpula dos BRICS. O grupo foi fundado em 2021 pelo grupo terrorista Talibã.
O chefe do gabinete político do grupo, Muhammad Suhail Shaheen, confirmou à rede de comunicação russa Sputnik que o vice-primeiro-ministro Abdul Ghani Baradar quer representar o país no evento.
Shaheen afirmou que a participação pode ajudar o grupo a melhorar sua imagem internacional e é uma forma do país tentar se posicionar diante de assuntos de importância global:
“Nós somos vítimas de uma campanha de difamação promovida por alguns veículos de mídia. É essencial para nós participar de uma cúpula e fórum como este para apresentar nossas opiniões e postura sobre os assuntos discutidos.”
Desde que o Talibã retomou o poder no Afeganistão, o país tem sido acusado de cometer graves violações contra os direitos humanos e submeter as mulheres a um tratamento desigual.
O pedido não recebeu nenhuma resposta formal até o momento. Há um grande número de países se candidatando para ingressar no bloco, recentemente, os BRICS confirmaram a entrada de:
A 14ª edição da cúpula dos BRICS será realizada na cidade russa de Kazan, entre os dias 22 e 24 de outubro.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP