Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Senador do PT quer banir de películas plásticas em livros

Projeto mira películas descartáveis usadas no setor editorial.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/11/2025 10:16
Metrópoles

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), apresentou um projeto de lei que proíbe a produção, importação e distribuição de livros, revistas e outras publicações impressas embaladas em películas plásticas.

A proposta também veda a comercialização desses materiais quando utilizarem esse tipo de invólucro.

Projeto de Lei 5.876/2025, formalizada nesta segunda-feira (17/11), busca eliminar invólucros descartáveis considerados de baixa reciclabilidade.

De acordo com Randolfe, o objetivo é reduzir resíduos gerados por plásticos de uso único, especialmente películas finas e flexíveis.

Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) indicam que esses materiais têm taxa global de reciclagem inferior a 10%.

Esses materiais estão entre os resíduos mais encontrados em mares e ambientes terrestres e podem permanecer no meio ambiente por décadas.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O debate sobre o tema ganhou destaque durante a COP30. Ambientalistas, artistas e escritores defenderam o fim do uso de plásticos no setor editorial, argumentando que os invólucros não oferecem proteção essencial às obras e geram resíduos persistentes.

O texto apresentado sugere uma transição: a vedação vale apenas para novas publicações, preservando estoques já existentes.

A proposta pretende estimular alternativas sustentáveis alinhadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), como soluções em papel, ajustes logísticos e materiais compostáveis certificados.

Em justificativa, o senador afirmou que eliminar “itens supérfluos de plástico” é uma medida de impacto ambiental imediato em setores onde já existem opções viáveis de substituição.

De acordo com ele, películas e invólucros plásticos são usados apenas no momento da venda dos exemplares e, depois disso, são imediatamente descartados.

A iniciativa também foi registrada pelo Congresso em Foco, que destacou que o projeto ampliaria a vedação para todo o território nacional.

A justificativa reforça que o material é um dos principais vetores de poluição ambiental e integra o grupo de resíduos com menor índice de reaproveitamento no mundo.

A discussão ocorre em um cenário de crescente pressão internacional por medidas que reduzam a circulação de descartáveis.

Para aliados da proposta, a mudança poderia incentivar editoras e distribuidoras a adotarem formatos menos poluentes para proteção e transporte de obras impressas..

A tramitação agora dependerá da análise das comissões do Senado antes de seguir para votação no plenário.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais