O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), apresentou um projeto de lei que proíbe a produção, importação e distribuição de livros, revistas e outras publicações impressas embaladas em películas plásticas.
A proposta também veda a comercialização desses materiais quando utilizarem esse tipo de invólucro.
Projeto de Lei 5.876/2025, formalizada nesta segunda-feira (17/11), busca eliminar invólucros descartáveis considerados de baixa reciclabilidade.
De acordo com Randolfe, o objetivo é reduzir resíduos gerados por plásticos de uso único, especialmente películas finas e flexíveis.
Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) indicam que esses materiais têm taxa global de reciclagem inferior a 10%.
Esses materiais estão entre os resíduos mais encontrados em mares e ambientes terrestres e podem permanecer no meio ambiente por décadas.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.















.jpg)











