BP Originals5 min de leitura

Pedagogia do abandono: documentário da BP sobre educação infantil estreia hoje

Brasil Paralelo ouviu um dos maiores cientistas do comportamento infantil do mundo para entender a importância da educação nos primeiros anos de vida.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
Pedagogia do Abandono estreia hoje às 20h
Fonte da imagem: Produção Brasil Paralelo

Receba notícias gratuitamente em seu email

Próximo envio em
04h
10m
17s

Existe uma janela na vida de toda criança. Ela abre nos primeiros anos de vida, quando o cérebro forma as conexões que vão definir quem ela vai ser. 

O que acontece dentro dessa janela importa mais do que qualquer coisa que vier depois. É o que a neurociência chama de poda sináptica: o processo em que o cérebro seleciona e fixa, para o resto da vida, o que foi aprendido na primeira infância.

O Brasil tem milhões de crianças nessa janela. E pode estar desperdiçando esse período.

Esse tema está presente em Pedagogia do Abandono, o novo documentário da Brasil Paralelo.

A produção investiga como o sistema de educação infantil brasileiro trata esse período, quem formulou as ideias que orientam as creches e pré-escolas do país, e por que as evidências científicas sobre o desenvolvimento infantil são sistematicamente ignoradas.

Entrevistamos um dos maiores especialistas sobre o assunto

Para responder a essas perguntas, a produção ouviu diversos especialistas, entre eles Jay Belsky, um dos cem maiores cientistas vivos do cérebro e do comportamento e referência mundial no estudo do desenvolvimento infantil.

Além disso, ele está entre os 0,01% dos autores acadêmicos mais citados em sua área.

Ele foi pioneiro em apontar os riscos do cuidado não-materno por longos períodos nos primeiros anos de vida. E foi perseguido por isso, por grupos feministas, setores acadêmicos e pela mídia.

O que Belsky documentou não é apenas uma questão acadêmica. No Brasil, as famílias têm cada vez menos autoridade sobre a educação de seus filhos.

A escolarização obrigatória começa aos quatro anos, uma das mais precoces do mundo. 

E os riscos que Belsky passou décadas tentando alertar podem estar sendo ignorados dentro do sistema.

Depois de Pátria Educadora e Unitopia, Pedagogia do Abandono é um novo capítulo da investigação da Brasil Paralelo sobre a educação brasileira.

Desta vez, olhando para o ponto em que tudo começa.

A parte 1 dessa investigação estreia hoje, às 20h, em exibição gratuita e única.

Clique aqui e garanta seu acesso.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[VENDA] ENÉAS
[VENDA] ENÉAS