Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Os brasileiros confiam nas Forças Armadas?

Veja como evoluiu a confiança dos brasileiros nas Forças Armadas ao longo dos últimos anos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
14/8/2024 15:48
Rafael Vieira/DP

As Forças Armadas Brasileiras (FA) são compostas pela Marinha, Aeronáutica e Exército, instituições dedicadas a salvaguardar os interesses nacionais e defender as fronteiras do país

No Brasil, as FA também são utilizadas em operações de resgate e auxílio em situações de catástrofe, destruição de infraestrutura e operações especiais de segurança pública. 

As pesquisas indicam que as Forças Armadas são uma das instituições com maior confiança popular no Brasil

Veja o comportamento histórico dos níveis de confiança nas FA desde 2009, segundo as pesquisas da CESOP em parceria com o Ibope e Ipec:

Os dados apontam que até mesmo quando há uma queda nos números de pessoas que afirmavam confiar muito, o indicador positivo de “Alguma Confiança” apresenta crescimento

Isso significa que mesmo em meio à queda no número de pessoas que confiam muito na instituição, os indicadores positivos seguem sendo maioria absoluta

Então, mesmo em momentos onde há uma queda na confiança, a instituição segue entre as mais confiáveis para os brasileiros.

Outro ponto a ser analisado no comportamento apontado no índice de confiança nas Forças Armadas é a forma como ele reage aos acontecimentos políticos do país.

O ano de 2013 foi marcado por grandes protestos populares iniciados por um aumento nas passagens do transporte público.

Os protestos começaram a refletir problemas maiores do povo brasileiro, que enfrentava uma dura crise econômica.

Além disso, no início de 2014, uma operação da Polícia Federal começava a expor casos massivos de corrupção envolvendo todas as esferas do governo federal, a Operação Lava-Jato.

Todas as instituições de Estado sofreram com a descrença da população brasileira. Neste cenário, as Forças Armadas conseguiram se tornar o órgão público de maior confiança na percepção pública

Conforme as manifestações contra o governo Dilma cresciam e se propagavam, camadas populares desesperançosas começaram a olhar para as forças armadas como saída para a crise

Foi um momento propício para revisionismos históricos sobre o regime militar, com narrativas favoráveis ao governo dos generais se propagando pela internet.

O gráfico mostra que após o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, as pessoas que afirmavam confiar muito nas FA aumentaram em 7,2%. 

Em 2018, a instituição foi acionada pelo governo Temer para auxiliar as forças de segurança pública no Rio de Janeiro

Apesar de reduzir a criminalidade em um primeiro momento, a intervenção foi alvo de muitas críticas.

No mesmo ano, um polêmico ex-capitão do Exército com um discurso simpático ao regime militar começou a liderar uma polarizada corrida presidencial.

Durante a eleição de Jair Bolsonaro, houve uma politização da visão brasileira sobre as forças armadas, o que pode ter resultado na queda brusca observada no gráfico.

Conforme a situação política e a campanha se apresentava mais acirrada, a confiança nas FA caiu e a desconfiança cresceu mais de 6 pontos percentuais.

O ano seguinte foi marcado pela esperança no governo recém instaurado e pela simpatia de grande parte da população nas Forças Armadas.

A confiança subiu ainda mais no ano seguinte, quando a instituição foi acionada para ajudar na logística da crise sanitária que tomou conta do Brasil e do mundo durante a pandemia de covid-19.

Desde 2021, no entanto, a associação entre FA e Bolsonaro tem gerado uma queda na credibilidade da instituição, o que vem piorando conforme a PF acusa o governo anterior de planejar um golpe.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais