This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Onde o papa Francisco será enterrado? Conheça a história dessa basílica

Com mais de 1.600 anos de existência e uma origem milagrosa, ela representa um dos principais centros de devoção mariana do mundo. Conheça sua história.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/4/2025 9:26
Fanpage.it

O papa Francisco escolheu não seguir a tradição de ser sepultado na basílica de São Pedro. Expressou em seu testamento que deveria ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

Essa decisão rompe com a tradição de mais de um século de sepultar os pontífices nas Grutas Vaticanas.​

Em seu testamento, datado de junho de 2022, Francisco solicitou que seu túmulo fosse “no chão, sem decoração especial”, contendo apenas a inscrição em latim “Franciscus”.

O pontífice também indicou que os custos do sepultamento seriam cobertos por um benfeitor anônimo e que as providências ficariam a cargo do cardeal Rolandas Makrickas.​

A Basílica de Santa Maria Maggiore é um local de profunda devoção para Francisco. Frequentemente visitava o santuário antes e depois de suas viagens apostólicas, rezando diante do ícone mariano Salus Populi Romani.

Icone Salus Populi Romani
Salus Populi Romani após restauração/ Imagem: Site da Basílica de Santa Maria Maior

A escolha do local reflete seu desejo de humildade e sua ligação com a Virgem Maria.

O funeral do está marcado para o dia 26 de abril, na Praça de São Pedro. Após a cerimônia, seu corpo será trasladado para a Basílica de Santa Maria Maggiore para o sepultamento, conforme suas instruções.​

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

A tradição Católica afirma que a Virgem Maria teria indicado o local onde a basílica deveria ser construída

Localizada no alto do Monte Esquilino, a Basílica Papal de Santa Maria Maior é um dos mais antigos e importantes templos cristãos dedicados à Virgem Maria.

Com mais de 1.600 anos de existência, ela integra o grupo das quatro basílicas papais de Roma e representa um dos principais centros de devoção mariana no mundo.

A tradição afirma que sua construção foi inspirada por um sonho: a Virgem Maria teria aparecido ao papa Libério e ao patrício João, indicando milagrosamente o local onde desejava que fosse erguida uma igreja em sua honra.

O evento é recordado todos os anos no dia 5 de agosto, com uma celebração em que pétalas brancas caem do teto da basílica, simbolizando a neve milagrosa que teria marcado o local da futura construção.

No interior da igreja, encontra-se o ícone da Salus Populi Romani, uma imagem mariana venerada há séculos e tradicionalmente atribuída a São Lucas, Evangelista.

O papa Francisco costumava visitá-la antes e depois de cada viagem apostólica, confiando a ela suas intenções e a proteção do povo cristão.

A basílica também guarda a relíquia do chamado “santo berço”, uma representação da manjedoura onde teria repousado o Menino Jesus.

Foi nesse local que, pela primeira vez, celebrou-se a missa da noite de Natal em Roma, tradição que perdurou por séculos, sendo conduzida pelos pontífices.

Além de relíquias importantes como os restos de São Matias e de São Jerônimo, a Basílica de Santa Maria Maior também abriga os túmulos de sete papas.

Essa decisão de Francisco destaca sua ênfase na simplicidade e na devoção mariana, características marcantes de seu pontificado.

Veja imagens da basílica:

Fachada da Basílica de Santa Maria Maior
Fachada da basílica de Santa Maria Maggiore/Imagem site CMSWR. 
Altar da Igreja de Santa Maria Maior
Altar da Igreja de Santa Maria/ Fonte: romesite
Basílica de Santa Maria Maior
Basílica de Santa Maria Maior / Fonte: Expedia
Altar da Basílica de Santa Maria Maior
Altar da basílica /Imagem: Getty Images

O site oficial do Vaticano oferece ao público um Tour pelas basílicas papais de forma online. Através do site é possível conhecer cada uma das Igrejas com riqueza de detalhes.

Para conhecer a basílica de Santa Maria Maior, clique aqui.

O pontificado de Francisco

O papa Francisco faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril, às 4h47, horário do Brasil (9h47 no horário de Roma). 

O comunicado oficial veio horas atrás, diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, em um pronunciamento que marcou o encerramento de um pontificado que transformou a história da Igreja. 

Nascido na capital argentina e filho de italianos, Jorge Mario Bergoglio foi eleito pontífice em março de 2013, após a renúncia do papa Bento XVI. Sua eleição inaugurou uma nova era na Igreja, afinal, Francisco foi:

  • o primeiro papa latino-americano;
  • o primeiro papa do continente americano;
  • o primeiro papa não europeu em 1200 anos. Desde Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741, nenhum papa eleito havia nascido fora da Europa. o primeiro papa da ordem dos jesuítas.

Ontem foi ao ar o primeiro episódio do Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória e o pontificado de Francisco.

Quero assistir

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais