This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Eleições Americanas
3
min de leitura

O que leva alguém a mudar de lado para votar na oposição? Esse democrata rompeu uma tradição de família para apoiar Trump

Robert Kennedy Jr fez um discurso apontando o que via em seu partido e hoje não reconhece mais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/8/2024 20:24
Rebecca Noble / Getty Images

Robert F. Kennedy Jr estava concorrendo à Casa Branca como independente e desistiu. O anúncio foi feito no dia 23 de agosto, quando ele também declarou seu apoio a Donald Trump. 

“Eu comecei essa jornada como um democrata, o partido do meu pai, do meu tio, o partido ao qual eu prometi minha própria lealdade muito antes de ter idade para votar. Eu participei da minha primeira convenção democrata aos seis anos de idade, em 1960, e naquela época os democratas eram os defensores da Constituição, dos direitos civis. Os democratas eram contra o autoritarismo, contra a censura, contra o colonialismo, o imperialismo e as guerras injustas. 
Robert Kennedy Jr e sua esposa Cheryl - foto Getty Images
Éramos o partido do trabalho, da classe trabalhadora. Os democratas eram o partido da transparência governamental e os defensores do meio ambiente. Nosso partido era o baluarte contra os interesses de grandes somas de dinheiro e o poder corporativo. Fiel ao seu nome, era o partido da democracia”.

Criticou os líderes do partido Democrata, alegando que eles se afastaram dos valores fundamentais que originalmente sustentavam o partido. Por fim, explicou que após encerrar sua campanha, passaria a apoiar Trump.

“Em vez de amargura e polarização, quero focar nos valores que nos unem e nos objetivos que podemos alcançar juntos. O que mais une todos os americanos é o amor por nossos filhos. Se nos unirmos em torno disso, podemos garantir a eles a proteção, saúde e futuro que merecem”.

Por fim, declarou que irá apoiar fazer campanha para Donald Trump:

"Três grandes causas me levaram a entrar nesta corrida em primeiro lugar, e estas são as causas principais que me fizeram abandonar o partido Democrata, concorrer como independente e agora apoiar o presidente Trump. As causas foram: a liberdade de expressão, a guerra na Ucrânia e a guerra contra nossas crianças".

Histórico

Robert é sobrinho de Jonh F. Kennedy, o presidente americano que foi assassinado em 22 de novembro de 1963 quando desfilava em carro aberto. A família é tradicionalmente democrata, tendo apoiado todos os candidatos do partido até então. 

O programa Investigação Paralela, da Brasil Paralelo, fez um apanhado dos arquivos que rondam o assassinato do tio de Robert. Assista: 

No ano passado, Robert tentou se candidatar como Democrata, mas não conseguiu a nomeação. 

Impacto na eleição

Segundo uma das últimas pesquisas, Robert tinha cerca de 4% das intenções de votos. Kamala Harris lidera a disputa com 46,9%, enquanto Trump tem 44,4%. 

Silver Bulletin - Reprodução 

Com a desistência dele, o cenário de quem conseguirá o posto de presidente dos EUA fica mais incerto.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais