O deputado federal Nikolas Ferreira afirmou que vai processar o presidente Lula.
A decisão foi anunciada após Lula participar de um evento oficial. No mesmo dia, o presidente também deu entrevista à Rádio Itatiaia sobre a megaoperação da Polícia Federal contra o PCC. Sem citar nomes, afirmou que campanhas contra mudanças no PIX favorecem o crime organizado.
“Em rede nacional, Lula cometeu a canalhice de afirmar, dolosamente e sem prova alguma, que eu defendi o crime organizado. Uma mentira torpe, criminosa e irresponsável. Irei à Justiça para que responda por essa difamação assim como farei com todos os demais — estou compilando tudo”, disse o deputado.
As declarações de Lula ocorreram no contexto de uma grande operação da Polícia Federal contra o PCC.
O governo alega que criminosos têm usado fintechs para lavar dinheiro e que a Receita Federal precisa reforçar a fiscalização do setor.
Segundo a Receita, a circulação de notícias falsas sobre uma suposta “taxação do PIX” teria aberto espaço para a atuação de grupos criminosos.
Em entrevista à Rádio Itatiaia, Lula disse que o deputado fez campanha contra mudanças no Pix para “defender o crime organizado”.
“Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs, e agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado.”
Lula se referia a um vídeo publicado em janeiro, em que Nikolas acusava o governo de querer taxar o Pix. A gravação já passa de 336 milhões de visualizações.
“Naquele tempo a mudança era para combater o crime organizado. Agora, nós vamos colocar as fintechs com uma apuração mais rígida, porque nós descobrimos que tem muita gente ligada ao crime organizado.”
Nikolas é atualmente um dos principais deputados de oposição a Lula. A disputa entre o deputado e o presidente pode se prolongar nos tribunais. Enquanto Nikolas promete acionar a Justiça por difamação, o governo reforça que as mudanças no sistema de fiscalização são parte da estratégia contra a lavagem de dinheiro e o avanço do crime organizado no setor financeiro.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP