Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Nikolas Ferreira processará Lula por difamação após fala sobre crime organizado

Deputado diz que presidente o acusou de defender criminosos ao criticar mudanças no PIX.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/8/2025 16:31
Reprodução redes sociais

O deputado federal Nikolas Ferreira afirmou que vai processar o presidente Lula.

A decisão foi anunciada após Lula participar de um evento oficial. No mesmo dia, o presidente também deu entrevista à Rádio Itatiaia sobre a megaoperação da Polícia Federal contra o PCC. Sem citar nomes, afirmou que campanhas contra mudanças no PIX favorecem o crime organizado.

“Em rede nacional, Lula cometeu a canalhice de afirmar, dolosamente e sem prova alguma, que eu defendi o crime organizado. Uma mentira torpe, criminosa e irresponsável. Irei à Justiça para que responda por essa difamação assim como farei com todos os demais — estou compilando tudo”, disse o deputado.

As declarações de Lula ocorreram no contexto de uma grande operação da Polícia Federal contra o PCC.

O governo alega que criminosos têm usado fintechs para lavar dinheiro e que a Receita Federal precisa reforçar a fiscalização do setor.

Segundo a Receita, a circulação de notícias falsas sobre uma suposta “taxação do PIX” teria aberto espaço para a atuação de grupos criminosos.

O que Lula disse no evento

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Lula disse que o deputado fez campanha contra mudanças no Pix para “defender o crime organizado”.

“Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs, e agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado.”

Lula se referia a um vídeo publicado em janeiro, em que Nikolas acusava o governo de querer taxar o Pix. A gravação já passa de 336 milhões de visualizações.

“Naquele tempo a mudança era para combater o crime organizado. Agora, nós vamos colocar as fintechs com uma apuração mais rígida, porque nós descobrimos que tem muita gente ligada ao crime organizado.”

Nikolas é atualmente um dos principais deputados de oposição a Lula. A disputa entre o deputado e o presidente pode se prolongar nos tribunais. Enquanto Nikolas promete acionar a Justiça por difamação, o governo reforça que as mudanças no sistema de fiscalização são parte da estratégia contra a lavagem de dinheiro e o avanço do crime organizado no setor financeiro.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais