Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Lula diz que vídeo do Pix de Nikolas foi para “defender o crime organizado”

Em entrevista, presidente falou sobre a megaoperação contra o PCC e criticou campanha viral do deputado. Deputado diz que seus opositores inventam mentiras para descredibilizá-lo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/8/2025 19:08
Reprodução

Um vídeo que viralizou no início do ano voltou ao centro do noticiário. Em entrevista, sem citar o nome de Nikolas Ferreira, o presidente disse que o deputado fez campanha contra mudanças no Pix para “defender o crime organizado”.

“Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs e agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado e nós não vamos dar trégua para o crime organizado.”

A entrevista aconteceu nessa sexta-feira (29). Lula se referia a um vídeo publicado em janeiro, em que Nikolas acusava o governo de querer taxar o Pix. A gravação já passa de 336 milhões de visualizações.

“Naquele tempo a mudança era para combater o crime organizado. Agora, nós vamos colocar as fintechs com uma apuração mais rígida, porque nós descobrimos que tem muita gente ligada ao crime organizado.”

Notícia-crime contra Nikolas Ferreira

Na noite de quinta-feira (28), o deputado Rogério Correia (PT-MG) protocolou uma notícia-crime na PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Nikolas Ferreira.

  • Notícia-crime é um documento usado para informar formalmente o Ministério Público sobre um fato que pode ser considerado crime, pedindo que as autoridades investiguem o caso.

Correia acusa Nikolas de disseminar informações falsas sobre o sistema financeiro e de favorecer esquemas de lavagem de dinheiro.

“Ao disseminar informações falsas com alcance de milhões de visualizações, o noticiado [Nikolas] possivelmente contribuiu de forma decisiva para criar brechas regulatórias e comportamentais que fragilizam os mecanismos de rastreamento digital.”

O parlamentar também afirmou que o incentivo ao uso de dinheiro vivo e a crítica às medidas de controle enfraquecem a atuação das autoridades:

“Essa indução à desconfiança no sistema financeiro, aliada ao incentivo ao uso de dinheiro vivo, acaba beneficiando diretamente esquemas sofisticados que terceirizam a movimentação de recursos ilícitos para interpostas pessoas, empresas de fachada e plataformas digitais pouco reguladas.”
“Ao atacar os instrumentos de controle do governo, a narrativa de Nikolas fortalece a infraestrutura paralela do crime organizado e dificulta a atuação das autoridades.”

Reação de Nikolas Ferreira

O deputado Nikolas Ferreira respondeu em vídeo às declarações de Lula e às acusações ligadas à operação. Ele negou qualquer envolvimento com irregularidades e afirmou que a associação entre seu vídeo sobre o Pix e o crime organizado é uma tentativa de silenciá-lo.

“Era só o que me faltava. Já que eu não estou em nenhuma lista de corrupção, não faço rachadinha nem roubo velhinho do INSS, eles precisam inventar. E como inventam.”

Nikolas também questionou a relação entre a data da gravação e as operações policiais anteriores:

“A primeira pergunta que vai acabar com esse papinho dele é: o meu vídeo de janeiro de 2025… como que um vídeo de 2025 pode ter ajudado as operações que foram feitas entre 2020 e 2024 pelas facções criminosas? Eu sou o quê? O viajante do tempo agora?”

Ele ainda criticou o secretário da Receita Federal, Robson Barreirinhas, e disse que o pedido de prisão feito pelo deputado petista Rogério Correia mostra uma tentativa de calar a oposição:

“Há um petista agora que está pedindo a minha prisão preventiva, por eu ter feito um vídeo fazendo o meu trabalho de fiscalização. Ou seja, eu posso fazer o meu trabalho, mas não, porque senão sou preso, tudo pela democracia.”

Operação contra o PCC

A ofensiva reuniu Ministério Público de São Paulo, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e outros órgãos.

Foram cumpridos mandados em oito estados. Segundo a Polícia Federal, foram realizados 14 mandados de busca e apreensão, 14 de prisão preventiva e seis pessoas foram presas.

O foco foi desarticular uma rede ligada ao PCC que atuava na adulteração de combustíveis, no mercado financeiro e em esquemas de lavagem de dinheiro.

Lula classificou o movimento como um marco:

“A megaoperação foi a mais importante da história e, a partir de agora, o governo começou a agir fortemente contra o crime organizado.”

Questionado se a operação era uma resposta a críticas da direita, o presidente respondeu:

“O governo vai mostrar a cara de quem faz crime organizado nesse país. E o ex-presidente que tome cuidado.”

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais