Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Nicki Minaj apoia Trump e discursa contra perseguição religiosa na Nigéria

Autoridades nigerianas negam que exista perseguição no país e alegam que as declarações de Trump têm motivações econômicas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
19/11/2025 12:35
BBC

A cantora Nicki Minaj chamou atenção do mundo ao aparecer na missão dos Estados Unidos na ONU para reforçar a denúncia de Trump sobre o assassinato sistemático de cristãos na Nigéria.

O governo nigeriano tem afirmado que as denúncias de perseguição religiosa no país são  falsas.

O que aconteceu?

Na terça-feira (18), Minaj dividiu o palco com o embaixador dos EUA na ONU, Mike Waltz, durante um evento dedicado a amplificar o alerta de Trump.

De acordo com o presidente americano, se o governo nigeriano não impedir a morte de cristãos, haverá “consequências terríveis”.

O governo da Nigéria, liderado por Bola Tinubu, muçulmano cuja esposa é pastora cristã, voltou a negar que exista perseguição religiosa no país.

No discurso, Minaj afirmou:

“Liberdade religiosa significa que todos podemos cantar nossa fé, independentemente de quem sejamos. Igrejas foram incendiadas, famílias foram destruídas... simplesmente por causa da maneira como oram.”

A artista, que nas últimas semanas republicou mensagens de Trump sobre o assunto, disse ter sentido “profunda gratidão” ao ler as declarações do presidente nas redes sociais.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Por que Nicki Minaj foi à ONU?

Celebridades como Angelina Jolie, BTS, George Clooney e Leonardo DiCaprio já usaram a ONU como palco para causas humanitárias.

Minaj seguiu o mesmo caminho, mas seu posicionamento gerou reações por estar alinhado a uma narrativa considerada enganosa por pesquisadores e autoridades nigerianas.

O governo nigeriano rebateu as alegações e afirmou que se tratam de “uma grosseira deturpação da realidade”.

De acordo com a rapper, sua posição busca promover unidade entre as pessoas.

“Não se trata de tomar partido ou dividir as pessoas… mas de unir a humanidade.”

O que está acontecendo com os cristãos na Nigéria?

A Nigéria vive hoje uma das piores crises de perseguição religiosa do mundo. De acordo com a ONG Portas Abertas, mais de 4.400 cristãos foram mortos somente em 2024, e o país já ocupa o 7º lugar no ranking global de violência contra cristãos.

Os ataques seguem um padrão brutal. Extremistas invadem vilarejos durante a noite, matando moradores enquanto dormem. Homens e meninos são frequentemente executados, numa tentativa de eliminar lideranças e impedir o crescimento de comunidades cristãs.

mulheres e meninas são sequestradas, estupradas, forçadas a casamentos e submetidas à escravidão sexual, de acordo com a Anistia Internacional.

O impacto vai além da violência direta:

  • centenas de igrejas, casas e escolas foram destruídas;
  • plantações e clínicas foram incendiadas;
  • milhões de pessoas foram obrigadas a fugir, vivendo em acampamentos superlotados sob risco constante.

Em estados do Norte, onde vigora a lei islâmica da Sharia, cristãos relatam discriminação legal e social, sendo tratados como cidadãos de segunda classe.

O país mais letal para cristãos

Na Páscoa de 2025, ataques coordenados no estado de Plateau deixaram pelo menos 126 mortos. O governador local, Caleb Mutfwang, classificou a situação como “genocídio”.

Em Zike, durante o Domingo de Ramos, mais de 50 cristãos foram assassinados enquanto celebravam ou dormiam.

Quem está matando os cristãos?

A violência é atribuída principalmente a extremistas islâmicos. Entre os grupos mais ativos estão:

  • milícias armadas do povo Fulani,
  • o Boko Haram,
  • e a facção ligada ao Estado Islâmico, ISWAP.

Cristãos no norte e centro da Nigéria enfrentam violência extrema... já mataram milhares de fiéis e destruíram centenas de igrejas, disse Ryan Brown, CEO da Open Doors US, à Fox News.

Pesquisadores como Dr. John Eibner (CSI) afirmam que a motivação mistura fundamentalismo religioso com disputa por terras férteis ocupadas por comunidades cristãs.

Conflitos entre pastores Fulani e agricultores cristãos servem como estopim e são explorados pelos extremistas para recrutar novos membros.

Governo incapaz de conter a escalada

De acordo com Nnamdi Obasi, do International Crisis Group, mesmo com aumento no orçamento militar, “não há resultados na prática”. Em entrevista ao Financial Times, ele alertou:

A falta de ação está se acumulando. Estamos diante de situações explosivas.

De acordo com o padre Atta Barkindo, de Abuja,  o problema é a falha do governo em proteger os cristãos.

"Não acredito que o Governo queira matar cristãos. O que vemos é a falha em proteger os cidadãos. E como muitas vítimas são cristãs, isso alimenta essa ideia”.

Organizações como a Genocide Watch já acusaram governos anteriores de inércia, agravando a crise humanitária.

  • Nigéria: o genocídio contra cristãos que ninguém está falando.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais