Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Musk compartilha post sobre ato contra Lula que acontecerá em 16 de março

Publicação utilizou fotos de atos pelo impeachment de Dilma Roussef e foi compartilhada por políticos de oposição.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/2/2025 16:23
reprodução redes sociais

Elon Musk compartilhou seu perfil no X, rede social da qual é o dono, uma publicação sobre os protestos em prol do impeachment de Lula. Os eventos coorrerão no dia 16 de março e serão organizados em 120 municípios brasileiros.  

  • Musk é um dos principais empresários internacionais do setor de tecnologia. É também uma das mais importantes lideranças do governo Donald Trump, à frente do DOGE (Departalmento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos). 

Ao republicar o post de Mario Nawal, Musk comentou: “WOW”, o que significa admiração em relação à grandeza dos atos. 

Na publicação, há um texto que diz que mais de 120 cidades brasileiras estarão reunidas no ato e também constam imagens de protestos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff,  em 2016. 

Além disso, o texto afirmava que “o movimento está crescendo no Brasil devido a um aumento na oposição ao governo de Lula".

O post teve mais de 22 milhões de visualizações e foi compartilhado por importantes ldieranças políticas, como Flábio Bolsonaro, senador pelo PL-RJ e filho do ex-presidente. 

  • Informar com plena liberdade de expressão e imparcialidade são os objetivos da Brasil Paralelo. Por esse motivo, criamos o Resumo BP, nossa newsletter com uma curadoria exclusiva, que leva as melhores informações do dia para você, sem custo. Clique aqui e assine o Resumo BP

Queda na aprovação de Lula incentiva a oposição a pedir impeachment

A oposição ao atual governo passou a pedir impeachment de modo mais enfático após a duas sucessivas quedas na aprovação do presidente Lula. 

O atual mandato atingiu a pior aprovação do governo nos três mandatos. 

De acordo com a pesquisa do DataFolha divulgada ontem, 14 de fevereiro, o índice de eleitores que consideram o governo "ótimo" ou "bom" foi de 35% para 24% nos últimos dois meses. A queda foi ainda mais expressiva entre os que votaram em Lula.

Os que acham o governo ruim ou péssimo são 41%. Na pesquisa anterior era 34%. Já o índice de brasileiros que acham o governo regular passou de 29% para 32%. 

A pesquisa agitou o mercado financeiro. No mesmo dia da publicação, o Ibovespa fechou em alta de quase 3%. 

A publicação de Musk intensifica o conflito com as autoridades brasileiras. No ano anterior, o acesso à plataforma X foi suspenso por ordem do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal, devido ao não cumprimento de decisões judiciais e ao não pagamento de multas por Musk. 

Após 39 dias, Musk permitiu a retomada do acesso no Brasil.

Publicação pode impulsionar tensão entre Musk, Lula e o STF 

A publicação foi feita no perfil pessoal de Musk e não foi compartilhada em nenhum perfil oficial ou relacionado ao DOGE, o que significa que não é oficial.

O presidente Lula e Elon Musk protagonizam embates a vários meses. Lula é favorável à regulamentação das plataformas digitais e acusa Musk de desrespeitar a legislação brasileira. Na ocasião, ele fazia referência ao fato de o X ter sido removido no Brasil por ordem do Supremo Tribunal Federal, após descumprir determinações judiciais. 

Ao se recusar a retirar do ar perfil determinados pelo STF e não ter indicado um representante legal no Brasil, a Suprema Corte determinou que a rede social não poderia mais funcionar no país. 

O serviço só voltou ao ar após 39 dias, depois de o X cumprir todas as determinações judiciais.

Musk também afirmou que o governo Biden financiou a vitória de Lula sobre Bolsonaro nas eleições de 2022, algo que não foi comprovado ou em relação ao qual não existe nenhum indício formal. 

A publicação do empresário ocorre em uma semana em o tema da liberdade de expressão no Brasil está em alta, com visita da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos ao país. O representante, Pedro Vaca Villarreal, tem recebido políticos, autoridades e instituições com o objetivo de traçar um panorama realista da liberdade de expressão no Brasil. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais