A mulher mais velha do mundo é uma freira brasileira. Inah Canabarro Lucas nasceu em 1908 e atribui à rotina, e a Deus o segredo da vida longa.
Em outubro de 2024, ela disse em entrevista ao portal britânico Metro:
“Meu segredo, meu grande segredo, é rezar”.
Em 2018, ao comemorar seu 110º aniversário, ela recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco.
- Faça parte da história da Brasil Paralelo e participe do evento de lançamento do primeiro filme da empresa. Clique aqui e saiba mais.
Quando é visitada, afirma que a alegria e o bom humor também contribuem. Segundo reportagem da AP News, Inah é conhecida por fazer piadas:
“Sou jovem, bonita e amigável, todas qualidades muito boas e positivas que você também tem”.
Seu sobrinho a visita todo sábado. Durante a semana, ele conversa com a tia por áudios de WhatsApp. Segundo ele, cada mensagem a deixa mais animada.
“As outras irmãs dizem que ela leva um susto quando ouve minha voz. Ela fica animada”, disse o homem cujo nome não foi mencionado.
Antes de ser freira, trabalhou como professora. Um de seus alunos foi o general João Figueiredo Neto, último presidente da ditadura militar que governou entre 1979 e 1985.
A gaúcha recebeu o título da LongeviQuest, no último sábado, 4 de janeiro. A entidade sem fins lucrativos rastreia pessoas centenárias em diversos países.
Conversão na adolescência
Inah nasceu em 27 de maio de 1908, mas foi registrada em 8 de junho do mesmo ano. Segundo seu sobrinho, isso aconteceu devido a demora de seu pai a ir ao cartório.
Começou a se interessar pelo catolicismo aos 16 anos de idade, quando estudava no internato Santa Teresa de Jesus, na cidade de Santana do Livramento, a 450 km de Porto Alegre. Foi batizada um ano depois, aos 17 anos. Mais tarde, mudou-se para Montevidéu, Uruguai.
Lá, recebeu o Sacramento do Crisma em 1º de outubro de 1929, aos 21 anos.
- Durante a juventude, a escolha de qual caminho seguir se torna um grande dilema. Inah escolheu com convicção o catolicismo, mas para outras pessoas, essa situação é mais complexa. Pedro é um jovem que fracassou como músico, se ressentiu e passou a ter raiva. Irado, muitas vezes maltrata a própria mãe. Os demônios Fausto e Natan, estão convictos de que ele é uma alma pronta para ser capturado, mas a fé da mãe e o amor podem frustrar os planos do inferno. Essa é a história de "Oficina do Diabo", o primeiro filme da Brasil Paralelo que será lançado no dia 16 de janeiro exclusivamente no streaming da BP. Clique aqui e saiba mais.
Retornou ao Brasil no ano seguinte para dar aulas português e matemática em uma escola na Tijuca, Rio de Janeiro.
Ela realizou seus votos perpétuos como freira da ordem de Santa Teresa em 1934, aos 26 anos de idade, se aposentando em 1995. Enquanto viveu como religiosa, trabalhou como professora e secretária.
Em outubro de 2022, contraiu COVID-19 enquanto estava hospitalizada. Recuperou-se da doença em novembro, tornando-se uma das sobreviventes mais idosas conhecidas.
Bisneta de um farroupilha e colorada
Inah é bisneta do General David Canabarro, um dos líderes da Guerra dos Farrapos. Ela vive em uma casa de repouso de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Além da vida religiosa, também é apaixonada por futebol e torcedora do Internacional.
“Seja rico ou pobre, não importa. [O time] é para o povo!”, disse ao justificar a escolha pelo colorado.
Seu aniversário de 116 anos teve como tema o time. Ela é reconhecida como torcedora mais antiga do clube.












.jpg)










