Cerca de 300 militantes de movimentos de esquerda ocuparam o edifício Faria Lima 3500, sede do Itaú BBA, na manhã desta quinta-feira (3).
O ato foi organizado pela Frente Povo Sem Medo, entidade ligada a movimentos como o MTST, de Guilherme Boulos (Psol).
Com faixas que diziam “O povo não vai pagar a conta”, “Chega de mamata” e “Taxação dos super-ricos já!”, os ativistas exigiam mudanças na política tributária do país.
Além dos chamados "impostos nos super ricos", as placas pediam isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil no mês.
A escolha do local foi simbólica. A sede do Itaú, comprada por R$1,5 bilhão em janeiro de 2024. Segundo os manifestantes isso representa o contraste entre a elite financeira e a população que “luta para pagar aluguel e comer”.
A ocupação durou até por volta das 11h15, conforme informou Felipe Vono, coordenador do MTST.
Apesar de o ato ter sido protagonizado por apoiadores do presidente Lula, Vono afirmou que “a manifestação não tem vinculação com o governo”.
A Frente Povo Sem Medo também convocou uma nova manifestação para o próximo dia 10 de julho, na Avenida Paulista.
O ato foi descrito como um protesto “contra esse Congresso inimigo do povo” e contará com a participação de Guilherme Boulos (Psol-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
A ocupação desta quinta escancara a insatisfação de setores sociais com o sistema tributário — o mesmo que seus aliados no poder ajudaram a construir. Com novo protesto agendado para 10 de julho, a Frente Povo Sem Medo promete manter nas ruas um discurso que culpa os ricos, enquanto protege os verdadeiros responsáveis pela crise: os próprios políticos.
Entenda as táticas de grupos como o MTST e MST, sua história e ideologia com relatos de pessoas que viveram nos acampamentos, políticos e especialistas através do filme MST: Terra Prometida. Essa e todas as produções originais estão disponíveis no serviço de streaming da Brasil Paralelo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP