This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Marcha para Jesus reúne milhões em SP e é reconhecida como patrimônio cultural

Caravanas de todo o Brasil e representantes de vários países marcaram presença no maior evento cristão do país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/6/2025 10:45
Foto: Fábio Tito/g1

Cerca de 2 milhões de pessoas caminharam pelas ruas da capital paulista em uma manifestação de fé, música e unidade cristã. A 33ª edição da Marcha para Jesus começou pela manhã, na estação da Luz, e seguiu até o Campo de Marte, na zona norte da cidade.

Na Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, foi montada uma grande estrutura para receber apresentações de música gospel e celebrações de fé.

Criada em 1993 e realizada anualmente sob a liderança do Apóstolo Estevam Hernandes, a marcha tem crescido a cada ano e se consolidado como uma das maiores manifestações cristãs do mundo.

O evento é pacífico, aberto ao público e reúne diferentes denominações evangélicas com o objetivo comum de proclamar a fé em Jesus Cristo.

“A Marcha representa a comunhão de todos que acreditam em Jesus. Saímos às ruas para honrar essa entrega e expressar nossa fé”, afirmou o apóstolo Hernandes.
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Reconhecimento como Patrimônio Cultural

Durante a edição de 2025, a Marcha ganhou um novo marco: foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.

O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas durante o evento, diante de uma multidão. Ele também sancionou o reconhecimento do grupo Renascer Praise como patrimônio cultural, destacando sua relevância na música gospel brasileira.

Ambas as iniciativas homenageiam a trajetória da Igreja Renascer em Cristo, idealizadora da Marcha no Brasil, e reforçam o papel do evento como símbolo de fé, cultura e mobilização popular.

Recorde de caravanas e presença internacional

A edição deste ano também bateu um recorde histórico: mais de 20 mil caravanas vindas de todo o país participaram da manifestação.

Foram grupos organizados dos estados:

  • Rio de Janeiro;
  • Minas Gerais;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Paraná e outros.

Além de participantes vindos de fora do país como:

  • Estados Unidos;
  • Colômbia;
  • México;
  • África do Sul.

Uma das iniciativas de destaque foi a Caravana Solidária, criada para ajudar pessoas sem recursos a participarem do evento. A ação organizou transporte gratuito e suporte logístico, permitindo que milhares vivessem a experiência da Marcha pela primeira vez.

Além das caravanas, o evento contou com a presença de líderes religiosos internacionais, como o Apóstolo Esteban Acosta (Colômbia) e o Pastor Larry Huch (EUA), que enviaram mensagens de encorajamento ao público brasileiro.

Uma manifestação de fé e unidade

Desde sua primeira edição, a Marcha para Jesus tem como foco principal a mensagem cristãDeste modo, não se associa a partidos ou interesses políticos. A organização destaca que o evento é, acima de tudo, uma expressão de fé coletiva.

“O sentimento verdadeiro de honrar Jesus Cristo é o que agrega tantas pessoas. A Marcha não foi criada para exaltar nenhum homem, mas para expressar o amor por Jesus e o mover do Espírito Santo”, disse o Apóstolo Hernandes.

A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial do Brasil desde 2009, por meio da Lei Federal 12.025. Em São Paulo, o evento conta com o apoio da prefeitura, CET, SPTrans, São Paulo Turismo e da Polícia Militar.

Em mais de três décadas, a manifestação já foi realizada em diversos países, como Estados Unidos, Japão, Moçambique, Israel e Finlândia, sempre com o mesmo propósito: proclamar publicamente a fé cristã.

Confira as fotos do evento:

Palco montado para o evento. Imagem: site oficial da Marcha para Jesus.
Palco montado para o evento. Imagem: site oficial da Marcha para Jesus.
Multidão participando da 33ª Marcha para Jesus. Imagem: site oficial da Marcha para Jesus.
Multidão participando da 33ª Marcha para Jesus. Imagem: site oficial da Marcha para Jesus.
Governador Tarcísio de Freitas reconhece a Marcha como patrimônio do estado. Imagem: Site oficial da Marcha para Jesus.
Governador Tarcísio de Freitas reconhece a Marcha como patrimônio do estado. Imagem: Site oficial da Marcha para Jesus.
Criança orando durante a Marcha. Imagem: Site oficial da Marcha para Jesus.
Multidão durante caminhada na Av. tiradentes. Imagem: Site oficial da Marcha para Jesus.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais