O quanto a posição política de um jornalista influencia um país? Para Carlo Cauti, isso transforma o debate público. Jornalista e cinentista político italiano, ele é radicado radicado no Brasil e professor de Geopolítica.
Durante uma conversa com convidados especiais, o ex-correspondente da rádio RMC, de Mônaco, apontou que as inclinações políticas desses profissionais acabam afetando o cotidiano da população.
Carlo afirmou que 94% dos jornalistas brasileiros são de esquerda. Um estudo de 2022 possui dados semelhantes. Segundo a pesquisa::
Cauti destacou a relevância desses dados, explicando que "é o jornalista que conecta a sociedade com os políticos."
Devido à distância de Brasília, os parlamentares muitas vezes não têm contato direto com os desejos da população. Assim, a mídia serve como um termômetro para as deliberações no Parlamento.
Um exemplo mencionado pelo entrevistado foi o Projeto de Lei apelidado de PL da Censura, conhecido nos grandes veículos como PL das Fake News.
Baseados no que a mídia divulga, parlamentares podem ter sido levados a acreditar que se tratava de uma demanda de seus eleitores. Contudo, as pessoas se mobilizaram nas redes sociais para deter o projeto:
"Graças às redes sociais, esse PL não passou."
O professor também mencionou a queda de qualidade da informação de vários veículos da imprensa tradicional. Explicou que a função do jornalista é reportar o todo, independente de suas opiniões.
No entanto, analisa que alguns profissionais acabam se atendo à sua visão de mundo ao fazer seu trabalho. Isso compromete a informação e a qualidade do debate público:
"Cria a impressão de que a população está mais alinhada à esquerda política do que realmente está."
O também professor não acredita que exista uma tendência de que isso mude, o que o preocupa em relação ao futuro da profissão. Ele atribui parte da situação à falta de professores que inspirem os alunos:
"O resultado disso é que o público não se sente mais representado pelas notícias e deixa de consumir e de dar a devida importância à profissão."
Afirma também que o curso é, muitas vezes, a última opção dos estudantes, o que pode acabar afastando potenciais talentos da carreira.
Uma perspectiva diferente pode ser concluída ao analisar a relação candidato vaga da Fuvest: em 2024 haviam 15,4 candidatos para cada vaga no curso de jornalismo da instituição.
Seleções de profissionais na área realizadas por empresas de grande porte chegam a contar com centenas de participantes.
O jornalista deve ser um porta-voz da sociedade, refletindo verdadeiramente as preocupações e necessidades do público.
De acordo com a Associação Brasileira de Imprensa, em 2021 existiam 38.926 no país. Essas pessoas estão distribuídas em 14.444 veículos* de notícias espalhados pelo Brasil.
Dada a importância do tema, Cauti convidou as pessoas a refletir sobre o papel da mídia na formação da opinião pública, bem como a importância de um jornalismo que realmente represente a diversidade de vozes na sociedade.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP