“Tive que aprender a conviver com a dor”. Foi com essas palavras que Emma Heming Willis descreveu como tem sido viver ao lado do ator Bruce Willis.
O ator foi diagnosticado com demência frontotemporal. Ela afirma que o marido já não reconhece mais as filhas e que a família vive um luto em vida.
“Não é fácil viver o luto enquanto a pessoa ainda está viva. É difícil. Mas é o que estamos aprendendo a fazer todos os dias”.
Desde que a doença foi revelada, em 2023, o astro de “Duro de Matar”, hoje com 70 anos, se afastou do cinema e dos holofotes.
O avanço da doença afetou a fala, a personalidade e o comportamento do ator, que agora depende integralmente dos cuidados da família.
Emma contou que as filhas do casal, Mabel, de 13 anos, e Evelyn, de 11, tentam lidar com a ausência do pai.
“Acho que elas estão bem, considerando tudo, mas é difícil. Elas sofrem. Sentem muita falta do pai. Ele está perdendo marcos importantes. É difícil para elas. Mas crianças são resilientes. Não sei se minhas filhas vão se recuperar algum dia, mas elas estão aprendendo, e eu também.”
Em agosto, a modelo decidiu que Bruce moraria em uma casa separada, para dar mais tranquilidade à rotina da família e permitir que as filhas tivessem espaço para “serem crianças”. Emma e as meninas o visitam com frequência.
“Quando me perguntam como as meninas estão, penso que, por mais difícil e triste que seja, ainda poderia ser muito pior”.
Emma explicou que tenta encarar o sofrimento como uma forma de amor profundo.
“Para mim, o luto que sinto pelo que está acontecendo está enraizado no profundo amor que tenho por Bruce e minha família. Há tanta beleza nisso. E esta é a verdade: ninguém neste mundo escapará da dor. Essa é uma parte universal de amar e viver.”
A modelo, de 47 anos, afirmou que tem buscado lidar com a situação de forma serena e equilibrada.
Emma lançou recentemente o livro O Rumo Inesperado: Como Recuperar a Força, a Esperança e Se Reencontrar na Jornada do Cuidado, no qual fala sobre a experiência de ser cuidadora do marido e o impacto emocional do diagnóstico.
Ela também fala sobre Scout Willis, filha do ator com Demi Moore, que escreveu no prefácio: “A dor é o preço que pagamos por amar alguém tão profundamente.”
“Ela está certa. A dor que sinto tem raízes no profundo amor que tenho por Bruce e por nossa família. É o preço de amar.”
A demência frontotemporal é uma doença neurodegenerativa que afeta as regiões frontal e temporal do cérebro, responsáveis pela linguagem, comportamento e personalidade.
O quadro provoca mudanças de humor, perda de memória e dificuldade de fala, além de isolamento social.
Bruce Willis é pai de cinco filhas: Mabel e Evelyn, do atual casamento, e Rumer, Scout e Tallulah, da união anterior com Demi Moore.
“O que nos resta é o amor. E é isso que continuamos escolhendo todos os dias.”
Desde o diagnóstico, Bruce Willis, que já travou tantas batalhas nas telas, agora enfrenta uma luta real, mostrando que a vida também pode ter a força de um um roteiro heróico.
Ao lado da esposa Emma Heming e das filhas, ele segue firme nessa jornada.
No streaming da Brasil Paralelo, você encontra outras histórias marcantes e emocionantes, como as vividas por Bruce Willis. Filmes que vão além do entretenimento e buscam inspirar, sensibilizar e transformar.
Acesse o catálogo completo com desconto exclusivo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP