O presidente Lula decidiu nomear o deputado Guilherme Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência. Segundo a Folha de São Paulo, a oficialização deve ocorrer após a volta de sua viagem a Nova York.
A possível nomeação de Boulos para o ministério faz parte de um movimento para consolidar a base de esquerda e ampliar a articulação com movimentos sociais em torno das eleições de 2026.
A pasta tem gabinete no Palácio do Planalto e é responsável pelo diálogo direto do governo com esses grupos.
Lula pretende ampliar o protagonismo de Boulos, que disputou o segundo turno da eleição de 2020 em São Paulo.
Após derrota para Ricardo Nunes (MDB) em 2024, Boulos teria agora a oportunidade de retomar sua trajetória política em nível nacional.
A nomeação implica a saída de Márcio Macêdo (PT), atual titular da Secretaria-Geral. Macêdo deve disputar mandato em Sergipe em 2026 com apoio do presidente e da direção do PT.
Será a 13ª mudança ministerial desde o início do governo, em 2023. A reformulação ocorre em meio a negociações com partidos da base e à pressão do União Brasil, que já sinalizou a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo.
Lula deve receber o ministro ainda nesta semana para tratar do assunto, antes de anunciar oficialmente as mudanças.
Lula e Boulos estreitaram relações nos últimos anos. Em 2024, o presidente convenceu o PT a apoiar a candidatura do líder do MTST à prefeitura de São Paulo, costurando a aliança que teve Marta Suplicy como vice.
O presidente já chegou a afirmar que considera Boulos “mais petista do que alguns filiados do PT”.
Há cerca de cinco meses, Lula sondou Boulos sobre a possibilidade de abrir mão de disputar a Câmara para integrar o governo até 2026. O deputado concordou e disse que sua prioridade é a reeleição do presidente.
A expectativa é que o anúncio seja feito ainda nesta semana, após o retorno de Lula dos Estados Unidos.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP