Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Kamala Harris fala pela primeira vez após Joe Biden desistir da reeleição

A vice-presidente dos EUA classificou o presidente como inigualável e afirmou que o país é “profundamente grato por seus serviços à nação”

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/7/2024 14:20
Reuters - Reprodução

Kamala Harris fez seu primeiro discurso após receber o apoio de Joe Biden à sua candidatura para presidente dos Estados Unidos. Ontem, após ser apontada como a escolha de Biden para concorrer em seu lugar no final do ano, Harris afirmou estar honrado e que irá lutar para receber a nomeação do partido. 

  • Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

No discurso, ela agradeceu aos presentes e afirmou que o presidente gostaria de estar ali com eles, mas se recupera de um quadro de Covid-19. A vice-presidente iniciou sua fala elogiando Biden.

“O legado do presidente Joe Biden nos últimos 3 anos é inigualável na história moderna. Em um mandato ele já superou o legado da maioria dos presidentes que governaram por dois mandatos. Eu conheci o Presidente Biden através de seu filho Beau (Biden). Nós trabalhamos juntos como Procuradores-Gerais em nossos estados e, naquela época, Beau costumava contar histórias sobre seu pai. Ele falava sobre o tipo de pai e o tipo de homem que Joe Biden é, as qualidades que Beau reverenciava em seu pai são as mesmas qualidades que eu tenho visto todos os dias em nosso presidente: sua honestidade, sua integridade, seu compromisso com sua fé e sua família, seu grande coração e seu amor, profundo amor por nosso país. E eu sou testemunha em primeira mão de que todos os dias nosso Presidente Joe Biden luta pelo povo americano. Somos profundamente gratos por seu serviço à nossa nação”, declarou a vice-presidente dos EUA. 

No evento, a atual vice-presidente recebeu os times campeões da NCAA, Associação Nacional de Atletas Estudantis, na Casa Branca. Logo depois do discurso, a vice-presidente agradeceu a presença dos atletas e os elogiou por sua perseverança para se tornarem campeões nacionais. Essa é a primeira vez que Harris aparece em público após Joe Biden ter desistido de concorrer à reeleição presidencial O anúncio foi feito ontem, 21 de julho, à tarde, por meio de um comunicado divulgado por sua assessoria. 

Na carta em que faz o comunicado da desistência, Biden enfatizou que servir como presidente dos Estados Unidos foi a maior honra de sua vida. Ressalta também que “embora tenha sido sua intenção concorrer à reeleição, acredita que seja do melhor interesse de seu partido e do país que ele se afaste e se concentre apenas em cumprir seus deveres como presidente pelo resto de seu mandato”.

O motivo para desistir

A decisão foi tomada após intensa pressão do Partido Democrata. Desde o primeiro debate presidencial contra Donald Trump, no dia 27 de julho, Biden tem sido constantemente questionado sobre suas condições de saúde física e mental para liderar o país por mais quatro anos.  

Uma pesquisa revelada pelo Washington Post/ABCNews Ipsos revelava que 56% dos americanos acreditavam que o democrata “deveria se afastar e permitir que seu partido encontrasse outra pessoa para concorrer”. Outra pesquisa, divulgada pela Associated Press e pela NORC no dia 17 de julho afirma que dois terços dos democratas gostariam que o presidente desistisse da disputa. 

A idade avançada do candidato era uma preocupação desde o início do eleitorado. O presidente tem atualmente 81 anos. No entanto, foi o desempenho de Biden no debate que fez com que a preocupação do eleitorado de Biden sobre suas condições de saúde aumentasse. 

No debate realizado pela CNN ele se confundiu ao responder sobre o sistema de saúde norte-americano e deixou respostas incompletas, que causaram preocupação no eleitorado.

Outra ocasião que corroborou a impressão de que ele enfrenta problemas cognitivos foi a cúpula da Otan. No evento, Biden confundiu o presidente Vladimir Putin com Zelenski:  

“Quero passar a palavra ao presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Por favor, deem as boas-vindas ao presidente Putin”, afirmou. 

Em uma terceira ocasião, em uma coletiva de imprensa realizada no dia 11 de julho, ele trocou o nome de Kamala Harris pelo de Donald Trump. 

Leia a tradução da carta de desistência de Joe Biden:

Meus queridos americanos,

Nos últimos três anos e meio, fizemos grandes progressos como nação.

Hoje, a América tem a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos na reconstrução de nossa nação, na redução dos custos de medicamentos prescritos para idosos e na expansão do atendimento de saúde acessível para um número recorde de americanos. Prestamos cuidados extremamente necessários a um milhão de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovamos a primeira lei de segurança de armas em 30 anos. Nomeamos a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E aprovamos a legislação climática mais significativa da história do mundo. A América nunca esteve melhor posicionada para liderar do que estamos hoje.

Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, o povo americano. Juntos, superamos uma pandemia de uma vez por século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos nossa democracia. E revitalizamos e fortalecemos nossas alianças ao redor do mundo.

Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre apenas em cumprir meus deveres como presidente pelo resto do meu mandato.

Falarei mais detalhadamente à nação sobre minha decisão ainda esta semana.

Por enquanto, permitam-me expressar minha mais profunda gratidão a todos aqueles que trabalharam tão duro para me ver reeleito. Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho. E permitam-me expressar minha sincera gratidão ao povo americano pela fé e confiança que vocês depositaram em mim. Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que a América não possa fazer quando fazemos juntos. Só temos que lembrar que somos os Estados Unidos da América.

Quer ter informações de confiança? Então conheça o Resumo BP, a newsletter diária da Brasil Paralelo. Com apenas cinco minutos, você fica informado, inteirado das principais matérias que selecionamos e com recomendações de temas para saber mais ao longo do dia.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais