As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Jovem elogia ação da polícia no RJ e precisa fugir de casa após ser ameaçado por traficantes

William Gabriel tentou contato com o Ministério dos Direitos Humanos, mas não obteve retorno.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
7/11/2025 17:15
Reprodução

O vídeo dura menos de 30 segundos. Nele, William Gabriel, de 20 anos, gravou um relato em frente ao Complexo da Penha, zona norte do Rio. O jovem sorri, ergue o celular e diz:

“Olha que dia maravilhoso. Tô aqui na Penha, e eu não poderia deixar de parabenizar a Polícia Militar por ter neutralizado mais de cem traficantes de drogas.”

A gravação viralizou nas redes sociais e, em poucos dias, mudou completamente a rotina do rapaz.

William, que morava no Morro da Providência, passou a receber ameaças de morte. Traficantes da área teriam ido até sua casa após o vídeo circular na internet.

De acordo com o programa Balanço Geral do Rio de Janeiro, o jovem e sua família precisaram deixar a residência às pressas por questão de segurança. Ele e os parentes estão agora em outra cidade do Rio de Janeiro.

O caso foi levado ao Ministério Público, onde William compareceu acompanhado de um advogado para prestar depoimento e pedir proteção.

De acordo com a defesa, o rapaz tentou contato com o Ministério dos Direitos Humanos, mas não obteve retorno.

“Ele não fez nada além de elogiar a operação do BOPE e deveria ter esse direito garantido”, afirmou a reportagem.
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O que foi a megaoperação no Rio de Janeiro?

A megaoperação a que William se referia foi realizada no dia 28 de outubro, reunindo cerca de 2.500 agentes das polícias Civil e Militar.

A ação, chamada Operação Contenção, teve como objetivo conter o avanço do Comando Vermelho na zona norte da capital.

Durante o confronto, houve resistência armada, explosões e ataques com drones. O saldo oficial divulgado pelo governo estadual foi de 121 mortos, sendo 117 suspeitos e quatro policiais.

 A Defensoria Pública do Rio afirma que o número de traficantes mortos chegou a 128.

William Gabriel permanece sob ameaça e aguarda medidas de proteção. O Ministério Público informou que avalia o caso por meio da Comissão de Direitos Humanos, que poderá recomendar providências para garantir a segurança dele e da família.

Assista Rio de Janeiro: paraíso em chamas 

Para compreender a fundo esta realidade que atinge o Rio de Janeiro e explorar possíveis caminhos para sua solução, a Brasil Paralelo produziu o documentário Rio de Janeiro: Paraíso em Chamas.

Esta obra investiga o centro do problema, trazendo depoimentos e imagens inéditas das favelas mais desafiadoras do país.

Não se trata apenas de expor o problema, mas de buscar entendê-lo em sua complexidade e vislumbrar possíveis saídas para este labirinto de violência e corrupção.

Isso tudo estará no documentário Rio de Janeiro: Paraíso em Chamas. Tenha acesso a esse conteúdo por apenas R$ 7,90 mensais.

Quero assistir

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais