Israel iniciou o ataque contra o Irã na madrugada de sábado, 26 de outubro, de acordo com o horário local. No Brasil o ataque foi realizado na noite de 25 de outubro.
Residentes de Teerã, capital do Irã, reportaram terem ouvido bombas serem detonadas em diferentes pontos da cidade. Ainda não há confirmação dos locais exatamente impactados.
-
E From the River to the Sea, a Brasil Paralelo promove uma investigação profunda do conflito entre Israel e Palestina. Clique aqui e assista gratuitamente.
As Forças de Defesa Israelenses acabam de confirmar a informação. Os oficiais da FDI afirmaram que estão sob ataque iraniano desde o dia 7 de outubro de 2023, ocasião em que membros do Hamas invadiram o país com uma série de ofensivas militares.
Até o momento, mais de 1.200 pessoas foram assassinadas. Desde então, grupos islâmicos patrocinados pelo Irã têm atacado Israel num conflito que tem se tornado cada vez maior e mais perigoso. Entre esses grupos destacam-se os houthi, milícias sírias e iraquianas.
Vale lembrar que naquela data, militantes do Hamas realizaram uma incursão em território israelense, resultando em aproximadamente 1.200 vítimas fatais e capturando cerca de 250 pessoas como reféns. Em contrapartida, a resposta militar israelense em Gaza já contabiliza mais de 42.840 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde local, administrado pelo Hamas.
Em comunicado, a FDI afirma:
“Como qualquer outro países soberano no mundo, o Estado de Israel possui o direito e o dever de reagir. Nossa capacidade defensiva e ofensiva estão totalmente mobilizadas”.
Esta movimentação militar era prevista por diversos especialistas, considerando os recentes ataques iranianos contra Israel, desde o primeiro dia do mês de outubro.






.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)












