This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Incêndios na Califórnia: população abandona suas casas a pé e lojas são saqueadas

Fogo já destruiu o equivalente a 3.254 campos de futebol no estado. Chamas deixaram a paisagem alaranjada. Veja vídeos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
8/1/2025 15:57
Foto: NCB News

Incêndios florestais que já queimaram 23,23 km² da Califórnia, no oeste dos EUA. O clima seco e os ventos de até 129km/h espalham as chamas rapidamente por Los Angeles e arredores.

De acordo com o site oficial do governo, 8.587 pessoas já pediram ajuda aos bombeiros e 35 focos estão confirmados.

 

Fogo em Pasadena desalojou moradores. Foto: Bobbie Oliver/ redes sociais. 

As autoridades locais decretaram estado de emergência. Cerca de 35 mil pessoas receberam ordens de evacuação para proteger suas vidas apenas no condado de Los Angeles, informou a NBC News. Até agora, 14.342 construções correm risco de desabar.

Até o momento, não há registros de mortes, porém cerca de 10 mil residências estão sob risco iminente de serem consumidas pelas chamas.

Os focos de incêndio atingem principalmente as regiões de:

  • Pacific Palisades, famosa por abrigar mansões de artistas de Hollywood;
  • partes da cidade de Santa Mônica;
  • Eaton Canyon; e 
  • o condado de Riverside.

Imagens gravadas pela passageira de um voo da Southwest Airlines mostram o céu alaranjado por causa das chamas e fumaça. Veja o vídeo: 

Pessoas fugindo do fogo a pé e saques em lojas

Em Palisades, o trânsito congestionado fez moradores abandonarem seus carros e fugirem correndo das chamas. A região é montanhosa e as ruas estreitas, o que dificulta a ocupação. 

Devido ao abandono dos veículos, quem ficou teve ainda mais dificuldade em sair do local. A situação também compromete a segurança. 

O xerife do condado de Luna disse que duas prisões foram feitas na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, por saquear lojas. 

“Se você está pensando em entrar em qualquer uma dessas áreas para roubar nossos moradores, vou lhe dizer uma coisa. Você será pego, será preso e será processado. Não faça isso. Fique longe dessas áreas”, ele alertou em entrevista à NBC News.

O corpo de bombeiros de Los Angeles precisou pedir ajuda a outros estados para conseguir lidar com a situação. 

O chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony C. Marrone, disse ontem à noite que solicitou 50 equipes de emergência do Departamento Estadual de Serviços de Emergência, compostas por 250 caminhões de bombeiros e mais de 1.000 funcionários.

Aulas suspensas e 200 mil pessoas sem eletricidade

O governador Gavin Newson informou através de sua conta no X que  mobilizou 1.400 bombeiros para combater o fogo. As equipes trabalham incansavelmente para controlar as chamas, mas os ventos fortes dificultam a tarefa.

Incêndio destruiu casas. Foto: reprodução NBC News. 

O presidente Joe Biden iria ao local avaliar  a situação, mas a má visibilidade causada pela fumaça inviabilizou o sobrevoo. 

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu alertas de bandeira vermelha “colocando todos os moradores do Condado de Los Angeles em perigo”.

As escolas em Santa Monica, Malibu e Pasadena suspenderam as aulas. Além disso, cerca de 200 mil pessoas estão sem energia elétrica em Los Angeles.

As autoridades pedem que a população fique atenta aos alertas oficiais e obedeça aos pedidos de evacuação. 

Os incêndios na Califórnia são recorrentes devido ao clima seco. O fogo já chegou a áreas habitadas e milhares de pessoas precisaram sair de casa. O governo afirma que segue trabalhando para contornar a situação. 

Fique bem informado com uma curadoria de notícias livres de viés ideológico. Inscreva-se gratuitamente no Resumo BP e receba as notícias da Brasil Paralelo direto no seu email. 

Quero receber o Resumo BP. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais