O Mosteiro de Bernaga, construído há quase 400 anos nos arredores de Milão, foi destruído por um incêndio na noite de sábado (11), véspera da festa de São Carlo Acutis.
Foi nessa igreja que o jovem santo recebeu a Primeira Comunhão em 16 de junho de 1998.
Por volta das 19h30, meia-noite no horário de Brasília, as chamas tomaram o edifício em La Valletta Brianza, na região da Lombardia. Vinte e uma freiras estavam no local.
As irmãs assistiam pela televisão uma cerimônia pela paz conduzida pelo papa Leão XIV no Vaticano, quando perceberam o fogo. Todas conseguiram escapar antes que o fogo se alastrasse. Duas foram hospitalizadas, mas nenhuma teve ferimentos graves.
“As freiras estão todas ilesas”, confirmou o arcebispo de Milão, Mario Delpini.
Todas as religiosas foram realocadas temporariamente em outro convento da região.
Fundado em 1628, o Mosteiro de Bernaga era administrado pelas freiras da Ordem de Santo Ambrósio de Nemus, uma comunidade feminina criada em 1474.
O arcebispo Delpini afirmou que o incêndio “engoliu um edifício restaurado em 1963, símbolo da vida religiosa da região”.
O fogo destruiu documentos, objetos de devoção e pertences pessoais das freiras. Algumas pinturas antigas e relíquias de São Carlo Acutis foram salvas antes que as chamas pudessem alcançar.
Autoridades italianas investigam as causas do incêndio. O conselheiro regional Massimo Sertori afirmou que há indícios de um curto-circuito em uma dos quartos do mosteiro.
“Ainda não sabemos o que provocou o fogo e provavelmente nunca saberemos, já que quase tudo foi destruído”, afirmou o padre Emanuele Colombo
O prefeito de La Valletta Brianza, Marco Panzeri, classificou o incidente como “um desastre de danos imensos e incalculáveis”.
O local tinha um valor simbólico para a Igreja italiana por sua ligação com São Carlo Acutis, canonizado pelo papa Leão XIV em setembro deste ano.
O jovem ficou conhecido por usar a internet para divulgar milagres eucarísticos e por sua vida de fé desde a infância.
Em nota, o governador da Lombardia, Attilio Fontana, expressou solidariedade às freiras e à população local:
“As chamas destruíram um lugar histórico do nosso território, ferindo a memória e a identidade da nossa terra. Muitos jovens viveram ali momentos importantes de fé, incluindo São Carlo Acutis.”
O incêndio, ocorrido às vésperas da celebração dedicada ao santo, destruiu paredes, teto e o acervo religioso de um dos mosteiros mais antigos da Itália. No entanto, de acordo com o arcebispo, “a fé das freiras permanece de pé, mesmo entre as cinzas.”
Conheça a vida de Carlo Acutis no canal da Brasil Paralelo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP