Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Imigração ilegal sem precedentes dispara no Brasil

Em dez anos, o número de estrangeiros que pediram asilo no país aumentou 60 vezes. A situação começa a causar problemas em aeroportos e regiões de fronteira.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/10/2024 17:20
Foto: Gema Cortes / OIM

A crise de imigração ilegal chegou ao Brasil. Enquanto o número de pessoas entrando sem documentos na Europa e nos EUA caiu, por aqui a situação é inversa. 

Desde agosto deste ano, as autoridades brasileiras tomam providências para conter a onda migratória. 

Uma das situações mais preocupantes é a do Acre. O estado faz fronteira com Peru e Bolívia. Atualmente, cerca de 1.300 imigrantes ilegais vivem na região.

O cenário nos aeroportos internacionais também acenderam alerta. Segundo Jean Keiji Uema, secretário Nacional de Justiça, cerca de  70% dos imigrantes chegam do sudeste da Ásia e seus planos de viagem originais ao desembarcar no país:

“Por estarem sem visto, aguardam na área de inadmitidos para fazer o pedido de refúgio”
Imigrantes no Brasil. Foto: Getty Images

De acordo com a Polícia Federal, entre 2013 e 2023 o número de pessoas que pediram asilo saltou de 69 para 4.239. 

O aumento fez o Ministério da Justiça e Segurança Pública realizar mudanças na Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia

As autoridades identificaram que muitos imigrantes faziam o pedido de refúgio como uma forma de entrar ilegalmente no país. 

Para resolver a situação, desde 26 de agosto de 2024, imigrantes sem visto não estão mais conseguindo asilo com facilidade. 

As principais alterações incluem impedir passageiros em trânsito com destino final em outro país de permanecer no Brasil. 

Caso não sigam viagem, serão deportados. A PF defende as mudanças. O objetivo é garantir refúgio proteger apenas a quem tem real necessidade de proteção internacional.

A expectativa é que, com a nova restrição, as companhias aéreas garantam que essas pessoas sigam para o destino final previsto na passagem.

Rota do tráfico de pessoas

A Polícia Federal descobriu que alguns estrangeiros chegavam ao Brasil sem a intenção de permanecer no país. 

Eles pretendiam seguir viagem para os Estados Unidos e Canadá através da rota de Darién. Trata-se de um caminho para a América do Norte atravessando a floresta  entre a Colômbia e o Panamá. O percurso é feito pela mata fechada, atravessando rios e montanhas. 

Pessoas atravessando a região de Darién, entre a Colômbia e o Panamá. Foto: Eduard Serra/Unicef)

Os agentes chegaram a essa conclusão por causa do baixo número de pedidos de documentação brasileira por parte de refugiados. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais