Um ataque com explosivos atingiu a Paróquia Santo Estanislau, em Itaiópolis, no interior de Santa Catarina. A igreja é tombada como patrimônio histórico estadual e federal. O ataque aconteceu no último dia 30 de julho.
Um homem entrou no local, tentou abrir o sacrário e, não obtendo sucesso, posicionou um artefato sob o altar. A bomba foi detonada poucos minutos depois, enquanto o templo estava vazio.
O crime aconteceu por volta das 12h30 e foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram o suspeito agindo: ele observa o ambiente, posiciona o explosivo sob uma toalha branca no altar e deixa o local correndo.
A explosão causou um estrondo que assustou moradores vizinhos e provocou danos materiais limitados. Entre eles, a queima da toalha e manchas no mármore sem, no entanto, comprometer a estrutura da igreja.
Fundada em 1922 por imigrantes poloneses, a Paróquia Santo Estanislau é considerada o maior templo católico construído por poloneses na América Latina.
O atentado provocou revolta entre os fiéis, que logo se mobilizaram com mensagens de apoio, orações e campanhas para recuperar o altar danificado.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
 







.webp)















