This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Governo confirma resgate de brasileiros no Líbano

Batizada de “Raízes do Credo”, a operação irá trazer de volta pessoas que ficaram presas na zona de conflito.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/10/2024 16:16
Foto: Adido Militar de Defesa em Portugal

Na madrugada de hoje, 02 de outubro, um avião da FAB decolou para Beirute com a missão de repatriar quem está no Oriente Médio. 

De acordo com a agência gov.br, a operação foi batizada de “Raízes do Cedro” e passará por Lisboa antes de se dirigir ao destino final. A FAB informou que permanece em alerta para que todos retornem em segurança. 

A missão está sendo coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, com prioridade para idosos, mulheres, crianças e pessoas doentes. A FAB não informou quando os repatriados chegarão ao Brasil. 

Desde o aumento das tensões na região, mais de 3 mil brasileiros já pediram ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil para deixar o Líbano. 

  • O drama de quem vive a guerra em Israel é o tema de From the River to the Sea, filme da Brasil Paralelo que estreia no dia 7 de outubro.  

Desde a semana passada, Israel está destruindo centros de comando e arsenais de guerra do Hezbollah em várias cidades do país.

Na segunda-feira, dia 30 de setembro, o presidente Lula autorizou uma operação de resgate para repatriar entre 230 e 240 pessoas até o fim da semana. 

O ministro das Relações Exteriores informou que a Embaixada brasileira no Líbano está em constante comunicação com a comunidade brasileira e com as autoridades locais para organizar a retirada das pessoas.

Mauro Vieira enfatizou também que acertará mais detalhes na reunião com Lula durante sua visita ao México, que começou hoje, 1º de outubro. 

Em nota, o Itamaraty afirmou estar avaliando as condições de segurança antes de autorizar o voo. Leia na íntegra: 

“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou a realização de voo de repatriação de brasileiros no Líbano. A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da Força Aérea Brasileira prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto.

A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”.

O Líbano abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com cerca de 21 mil pessoas. A expectativa é que o número de pedidos de repatriação aumente caso o conflito escale na região.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais