This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Demissão de Nísia: governistas elogiam Legado, oposição denuncia crises no Ministério da Saúde

Lula decidiu trocar o comando da pasta nesta terça-feira, 25 de fevereiro; Alexandre Padilha assume o Ministério da Saúde.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/2/2025 21:10
O GLOBO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu demitir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira, 25 de fevereiro.

O anúncio veio poucas horas depois de um evento no Planalto, onde Nísia comemorava o avanço da vacina nacional contra a dengue. 

Para assumir a pasta, foi nomeado Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais e ex-chefe da Saúde entre 2011 e 2014. 

A mudança gerou forte repercussão no Congresso. A demissão de Nísia ocorre em meio a críticas sobre sua gestão, como a crise da dengue, problemas nos hospitais federais e a lentidão na implementação de programas do governo. 

O deputado Filipe Barros (PL-PR) ironizou a saída e afirmou que a troca “é a síntese de um governo sem saída e sem futuro”.

“Que Nísia fazia uma péssima gestão, isso até as larvas da dengue sabiam. Agora, chama atenção que a saída encontrada por Lula é a síntese de um governo sem saída e sem futuro. Recorrendo à companheirada empoeirada de sempre e aos mesmíssimos programas de um passado corrupto, o lulopetismo ainda acha que vai mudar algo no presente.”
  • Gostaria de receber informação imparcial e de credibilidade? Clique aqui e conheça o RESUMO BP, a newsletter com a curadoria exclusiva da Brasil Paralelo. 

Oposição destaca o fato de Lula ter trocado mais uma mulher 

Carla Zambelli (PL-SP) apontou um padrão nas mudanças feitas por Lula no governo. 

“Nísia é a terceira mulher com cargo de ministra demitida por Lula – todas trocadas por homens. Cadê as feministas e a histeria da imprensa militante?”

Já parlamentares governistas elogiaram o trabalho da ex-ministra e minimizaram a troca. O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou o trabalho da então ministra.

“É preciso destacar o trabalho da ministra Nísia Trindade na reconstrução do Ministério da Saúde, depois do desastre que foi Bolsonaro. Seu esforço garantiu o aumento da cobertura vacinal, diminuiu a fila de cirurgias e implantou o Farmácia Popular 100% gratuito para a população.”

Na mesma linha, o deputado Bohn Gass (PT-RS) exaltou a postura da ex-ministra. 

“Sai anunciando um feito, a vacina nacional. Chefiou a área mais sensível do país com absoluta integridade. Sai como entrou: cientista respeitada mundialmente, sem qualquer mancha no currículo. Não disse nem fez bobagens e não atacou ninguém.”

A posse de Padilha está prevista para 6 de março. Ele assume o comando do ministério em meio a uma crise na saúde pública, com aumento dos casos de dengue e cobranças por maior eficiência na gestão de programas como o Mais Médicos e a Farmácia Popular.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais