Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Flávio Dino tira livros de circulação por considerar “conteúdo misógino e homofóbico”

Para que as obras voltem a circular, os trechos mencionados pelo ministro devem ser apagados.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/11/2024 17:03
CNN

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou que quatro livros jurídicos publicados entre 2008 e 2009 deixem de circular. 

O ministro do STF também determinou uma multa de R$150 mil por danos coletivos.

Segundo o magistrado, alguns trechos das obras do autor Luciano Dalvi continham “expressões misóginas e homotransfóbicas”.

Para Dino, os livros não seriam protegidos pelo direito à liberdade de expressão, por “atribuírem às mulheres e à comunidade LGBTQIAPN+ características depreciativas, fazendo um juízo de valor negativo e utilizando-se de expressões misóginas e homotransfóbicas, afrontam o direito à igualdade e violam o postulado da dignidade da pessoa humana, endossando o cenário de violência, ódio e preconceito contra esses grupos vulneráveis."

As obras que foram proibidas são:

  • Curso Avançado de Biodireito;
  • Teoria e Prática do Direito Penal;
  • Curso Avançado de Direito do Consumidor;
  • Manual de Prática Trabalhista.

As frases

Dalvi associou a comunidade LGBT à AIDS ao afirmar que a doença “somente existe pela prática doentia do homossexualismo e do bissexualismo”.

No livro Manual de Prática Trabalhista, Dalvi defendeu que “funcionários afeminados” poderiam ser demitidos por justa causa “por não colaborar com a ordem imposta na empresa.”

Na obra Curso Avançado de Biodireito, escrita em parceria com Fernando Dalvi, o autor questiona se a exposição pública da homossexualidade pode influênciar negativamente as crianças:

Será que as relações homoafetivas em público não ofendem e disseminam uma cultura errada para nossas crianças (que espelham o que veem)?”.

Além disso, Dalvi também comentou sobre a forma como mulheres se relacionam com homens ricos:

"Algumas das mulheres mais lindas e gostosas […] do uso exclusivo dos jovens playboys, sendo que outras mulheres do mesmo estilo ficam ainda, com os playboys velhos de 40, 50 e 60 anos, que teimam em roubar as mulheres mais cobiçadas do mercado."

Antes de acionar a Justiça, o Ministério Público Federal pediu que as principais bibliotecas do Paraná retirassem cópias de seu acervo

A editora Conceito Editorial, responsável pela publicação dos títulos, também recebeu um pedido para suspender a circulação das obras.

Em outubro do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 4ª região decidiu que não havia motivo para censurar os livros.

Segundo o voto do desembargador federal que atuou como relator do caso, os trechos isolados não têm a capacidade de incitar o ódio, além disso:

Veiculação e defesa de ideias, por meio de linguagem deselegante não caracteriza, hipótese que concretamente está garantida pela liberdade de expressão”.

Para que a comercialização dos livros possa voltar à normalidade após a decisão de Dino, é necessário que ocorra uma reedição, em que os os trechos destacados pelo ministro sejam apagados.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui

Link Resumo BP

RESUMO BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais